Único invicto no atual Campeonato Espanhol, o Villarreal começa a dar sinais de que será um dos "intrusos" na briga entre Barcelona e Real Madrid pelo título desta temporada. Em casa, levou susto, mas derrotou o Almería por 2 a 1 e reassumiu a vice-liderança da competição nacional.
Após o triunfo, o sétimo em dez rodadas, o time do brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna chegou aos 24 pontos, apenas um a menos do que o líder Barcelona, que goleou o Valladolid por 6 a 0, no sábado, e um à frente dos madrilenos, que derrotaram o Málaga por 4 a 3, também ontem, com quatro gols do argentino Higuaín.
"Foi um importante resultado para continuarmos entre os primeiros. O campeonato é muito disputado e não podemos bobear. Conseguimos manter a vantagem no marcador logo no início da partida, e isso deu tranqüilidade ao grupo para administrar o resultado", disse Marcos Senna.
O bom momento da equipe comandada por Manuel Pellegrini pode ser comprovado no duelo diante do Almería. Com 15min, já vencia por 2 a 0. Seu primeiro gol ocorreu logo a 1min, com Rossi, que arriscou de longa distância e acertou no ângulo do brasileiro Diego Alves.
Em vantagem, os donos da casa encontraram mais espaços e não demoraram a ampliar o marcador. Aos 15min, Llorente aproveitou cruzamento do francês Pires e ampliou para os donos da casa. Após isso, o Villarreal diminuiu a intensidade. E viu o Almería crescer em campo.
Os visitantes melhoraram em campo e chegaram ao seu primeiro, aos 16min da etapa final, com Piatti, que recebeu passe de Crusat e bateu forte. 2 a 1. Após esse susto, o Villarreal reencontrou a tranqüilidade e conseguiu segurar uma importante vitória.
Ainda neste domingo, o Osasuna falhou na tentativa de vencer a primeira partida pelo Espanhol. Ficou no 0 a 0 contra o Atlético de Madri, em casa. Detalhe: aos 19min do primeiro tempo, Coupet defendeu uma cobrança de pênalti batida por Portillo e evitou o gol que poderia colocar ponto final no jejum de vitórias do Osasuna.
O Betis, por outro lado, começa a respirar nesse início de Espanhol. A equipe de Sevilha derrotou de virada o Numancia por 4 a 2, fora de casa, e chegou aos 11 pontos. Assim, desgarrou-se da zona de rebaixamento. Del Pino e Barkero marcaram para os anfitriões, enquanto Emana, Juanito e Mehmet Aurélio, duas vezes, anotaram para o Betis.
No estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, o Sevilla recebeu o Recreativo Huelva e ganhou por 1 a 0, com um gol do atacante Frédéric Kanouté. O resultado positivo deixou o time dos brasileiros Luis Fabiano, Renato e Adriano na quinta colocação com 20 pontos, próximo da zona de classificação à Liga dos Campeões 2009/2010. O único tento do jogo ocorreu aos 19min do segundo tempo, quando Navas cruzou na área para Kanouté desviar de cabeça.
No confronto que fechou a rodada deste fim de semana, o Valencia ganhou do Getafe por 3 a 0, em Madri, e ocupa o terceiro posto no Nacional, com 23 pontos. Os gols dos visitantes foram marcados pelo português Fernandes e pelos meias Joaquin Sanchéz e Vicente.
Outros jogos: o brasileiro Cléber Santana fez um dos gols do empate de sua equipe, o Mallorca, diante do Athletic de Bilbao por 3 a 3. Já o Racing Santander derrotou o Sporting de Gijón por 1 a 0. Pelo mesmo placar, o La Coruña superou o Espanyol.
Atualizada às 20h50 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)