Após nove rodadas, o Barcelona, enfim, não venceu no Campeonato Espanhol. Mesmo jogando no Camp Nou, o time catalão apenas empatou diante do modesto Getafe por 1 a 1, neste domingo, pela 12ª rodada. Mantém a liderança da temporada 2008/2009, mas vê a aproximação do segundo colocado Real Madrid.
A vitória era considerada como certa pelo time de Josep Guardiola. Vinha embalado por nove vitórias consecutivas na competição nacional e jogava em casa diante de um rival que havia vencido apenas três vezes. Pressionou muito, mas parou num eficiente sistema defensivo.
Assim, sobe para 29 pontos, apenas três a mais que o vice-líder Real Madrid, que derrotou o Recreativo Huelva por 1 a 0, no sábado. Já o Getafe continua na zona intermediária da classificação, com 14 pontos.
Diante de um elenco aparentemente inferior, o Barcelona entrou disposto a decidir rapidamente a partida. Por isso, partiu para cima e começou a pressionar o rival. Os laterais brasileiros Daniel Alves e Sylvinho eram as principais armas dos donos da casa. Aos 7min, o argentino Abbondanzieri já fazia sua primeira complicada defesa.
Mesmo melhor em campo, o elenco catalão dava espaços para o contra-ataque. E o Getafe foi eficiente numa de suas primeiras oportunidades. Aos 19min, Manu del Moral recebeu na intermediária e bateu forte, sem defesa para o goleiro Valdés. 1 a 0.
Isso não mexeu com o Barcelona, que manteve a mesma intensidade e começou a desperdiçar uma série de oportunidades, principalmente na parte final do primeiro tempo. Aos 35min, após rápida troca de passes, a bola sobrou para Sylvinho, que bateu forte e quase empatou.
Quatro minutos mais tarde, outra chance. Desta vez, com Samuel Eto'o. Em vez de tocar para um companheiro, o camaronês preferiu o arremate para o gol. A bola bateu no travessão de Abbondanzieri. O panorama não mudou no segundo tempo.
De um lado, o Getafe explorando os contra-ataques. Aliás, não faltaram chances para aumentar o marcador, principalmente com o uruguaio Albín, que teve duas. Desperdiçou e ainda viu o rival catalão chegar ao empate. Aos 26min, Daniel Alves fez grande jogada pela direita e cruzou para Keita anotar o tento dos donos da casa.
Após isso, o Barcelona acelerou mais o jogo. Queria alcançar sua 10ª vitória seguida. Mas a ansiedade parecia ser mais um adversário. Conseguia trabalhar muito bem a bola, porém não estava com a pontaria afiada. Henry e Gudjohnsen, por exemplo, falharam. Na melhor chance, aos 35min, Abbondanzieri, atento, defendeu uma cabeçada de Piqué.
No último jogo deste domingo, o La Coruña derrotou o Athletic Bilbao por 3 a 1 e chegou aos 18 pontos. O rival, por outro lado, aparece na zona de rebaixamento --apenas nove pontos.
Atualizado às 20h54 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)