Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Pintado muda equipe e Figueira vence Botafogo no Engenhão - 30/11/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
30/11/2008 - 19h02

Pintado muda equipe e Figueira vence Botafogo no Engenhão

Do UOL Esporte
Em São Paulo
No início do jogo era possível, em pleno Engenhão, ouvir a torcida do Figueirense incentivando a equipe que neste domingo contra o Botafogo tentava desesperadamente fugir da zona de rebaixamento. Apesar de os cariocas dominarem a primeira etapa, uma alteração do técnico Pintado mudou a postura do time para o segundo tempo e ajudou o Figueirense a vencer o jogo por 3 a 1.

O time catarinense jogou pela penúltima rodada com um olho na bola e outro nas partidas de Vasco da Gama, Portuguesa, Náutico e Atlético-PR, todos concorrentes na fuga do descenso. Os resultados, entretanto, não alteraram de forma significativa a zona de baixo da tabela, mantendo o Figueirense na 17ª posição com 41 pontos, um ponto atrás do Atlético-PR e dois atrás do Náutico. Já o Botafogo continuou na zona da Copa Sul-Americana com 50 pontos.

Se na primeira etapa da partida o goleiro Wilson garantiu o 0 a 0 no placar, a segunda etapa foi marcada pela boas alterações do técnico Pintado, que foram fundamentais para a vitória do Figueirense fora de casa. Os catarinenses agora decidem sua permanência na Série A em casa contra o Internacional de Porto Alegre, que na quarta-feira decide o título da Copa Sul-Americana e pode mais uma vez entrar em campo com a equipe reserva.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Satiro Sodré/AE
Pintado mexe na equipe e Figueira faz três gols depois do intervalo
>
PRIMEIRO TEMPO
25min - João Henrique fica cara a cara com Wilson pela direita mas é travado pela zaga no momento do chute.
27min - Zárate cabeceia depois de cobrança de falta pela esquerda, Wilson espalma e a bola ainda pega na trave do Figueirense.
33min - Wilson salva mais uma vez. Dessa vez Zárate chega pela direita e bate cruzado, o goleiro se estica todo e espalma para escanteio.
39min - Após escanteio, Alex domina a bola pela direita, cruza rasteiro mas Rafael Coelho escora para fora do gol de Renan.
SEGUNDO TEMPO
8min - GOOOLLL DO FIGUEIRENSE!!! Na sobra do escanteio Jairo cruza rasteiro e Diogo completa para o gol.
11min - GOOOLLL DO FIGUEIRENSE!!! Três minutos depois Jairo aproveita rebote de Renan para também marcar o seu gol.
22min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Zárate divide com a defesa, chuta para o gol, mas é Alexsandro quem marca no rebote.
33min - GOOOLLL DO FIGUEIRENSE!!! Tadeu recebe de Marquinhos na entrada da área e acerta uma bomba indefensável para o goleiro Renan.
40min -Marquinhos domina a bola em sua defesa, atravessa todo o campo, dribla o goleiro Renan duas vezes mas chuta para fora.
45min - Lucas Silva ainda cabeceia uma bola no travessão do goleiro Wilson antes do fim da partida.
ATAQUE IRRITA NEY FRANCO
LEIA MAIS SOBRE O FIGUEIRENSE
LEIA MAIS SOBRE O BOTAFOGO
MAIS DO BRASILEIRÃO
O jogo
Apesar de precisar do resultado para fugir da degola, o Figueirense foi completamente dominado no início da partida. O Botafogo criou boas oportunidades e quase chegou ao gol aos 25 minutos com Jorge Henrique que, cara a cara com Wilson, foi travado pela zaga no momento do chute.

Logo em seguida, aos 27 minutos, uma cobrança de falta para pela esquerda encontra a cabeça do argentino Zárate que cabeceia para o gol. Wilson mostrou ótimo reflexo tocando a bola que em seguida acertou o travessão, voltando para as mãos do goleiro do Figueirense.

Revelado pelo Flamengo, o goleiro do time catarinense contou com a presença de seus pais que estiveram no Engenhão vendo a atuação do filho. A presença da família deve ter servido de inspiração para o número um do Figueirense que, aos 33 minutos, parou outro ataque do Botafogo. Novamente Zarate, dessa vez pela direita, bateu rasteiro cruzado e o goleiro se esticou para jogar a bola para escanteio.

Sem conseguir criar oportunidades ou sequer manter a posse de bola, a principal oportunidade do Figueirense veio somente aos 39 minutos, após o cruzamento de Cleiton Xavier na segunda trave. Alex dominou e bateu rasteiro, mas Rafael Coelho escorou para fora do gol de Renan.

O goleiro do Figueirense, principal nome da partida no primeiro tempo, salvou os catarinenses mais uma vez aos 43 minutos. Depois de receber um belo passe da direita, o argentino Zarate saiu na cara de Wilson, que buscou a bola nos pés do atacante.

Na volta para o segundo tempo o técnico Pintado alterou o time e colocou Jairo no lugar de Rafael Coelho. A estrela do técnico brilhou e foi dos pés deste veloz atacante que, aos 8 minutos, saiu o cruzamento rasteiro pela esquerda que Diogo escorou para o fundo do gol de Renan.

O gol abalou a defesa do Botafogo, que três minutos depois viu Cleiton Xavier escapar livre no contra-ataque pela direita. Depois do rebote do goleiro Renan a bola sobrou nos pés de Jairo, que fez o dele para o delírio da torcida do Figueirense que viajou até o Rio de Janeiro para empurrar a equipe.

A equipe carioca se recompões e voltou a levar perigo ao gol de Wilson com uma cabeçada de Jorge Henrique. Aos 22 minutos, o Botafogo finalmente diminui a vantagem. Brigador, Zarate entrou dividindo na área do Botafogo e chutou para o gol, no rebote, Alexsandro completou para o fundo da rede.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"E tudo ficou para a última rodada do Brasileiro"
BLOG DO JUCA KFOURI
Com 2 a 1, o jogo ficou aberto com as duas equipes criando e permitindo espaço para o adversário. O técnico Pintado resolveu fechar mais o time e colocou o zagueiro Asprilla no lugar do meio-campo Diogo. E a sorte realmente estava do lado do Figueirense, porque após a mudança Tadeu recebeu de Marquinhos e chutou forte da entrada da área para fazer 3 a 1 em pleno Engenhão.

Após o terceiro gol o Figueira se fechou de vez na defesa e procurou aproveitar os contra-ataques. Numa dessas subidas Marquinhos arrancou de seu campo, driblou o goleiro Renan duas vezes e tocou para fora do gol do Botafogo. No final da aprtida Lucas Silva ainda acertou o travessão de Wilson, mas os cariocas não tiveram força nem tempo para reagir e o placar ficou em 3 a 1 para o time de Santa Catarina.

BOTAFOGO
Renan, Alessandro, Emerson (Luciano Almeida), André Luiz e Triguinho (Alexsandro); Leandro Guerreiro, Diguinho, Lúcio Flávio e Lucas Silva; Jorge Henrique e Zárate
Técnico: Ney Franco

FIGUEIRENSE
Wilson, Anderson Luis, Alex, Bruno Perrone e William Mateus; Leandro Carvalho (Ramon), Diogo (Asprilla), Marquinho e Cleiton Xavier; Tadeu e Rafael Coelho (Jairo)
Técnico: Pintado

Data: 29/11/2008
Local: estádio Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sálvio Spíndola Fagundes Filho
Auxiliares: Ednílson Corona (SP) e Emérson Augusto de Carvalho (SP)
Cartão amarelo: Diogo (F), Alex (F)
Gols: Diogo, aos 8min, Jairo, aos 11min, e Alexsandro, aos 22min, Tadeu, aos 35min do segundo tempo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host