Após um início irregular, o Porto conquistou a segunda vitória consecutiva no Campeonato Português, em jogo válido pela 10ª rodada. Na tarde desta segunda-feira, a equipe do goleiro brasileiro Helton superou o Acadêmica por 2 a 1, no estádio O Dragão, e ensaia perseguição aos líderes da competição.
Tricampeão português, o Porto assume a quinta colocação com 17 pontos - a equipe tem um jogo a menos do que os concorrentes. No entanto, o início irregular com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas deixa o time apenas como perseguidor dos primeiros colocados: Leixões (23 pontos), Benfica (21), Sporting (19) e Marítimo (18). Na temporada passada, quando levantou o 23º título da história, o Porto chegou à 12ª rodada sem perder nenhuma partida.
Atuando em casa, a equipe do brasileiro Helton tratou de ditar o ritmo da partida no início do primeiro tempo. Logo aos 9min de bola rolando, Hulk arriscou chute que desviou em Luiz Nunes, levando perigo à meta de Peskovic.
Dois minutos após ver Lisandro reclamar de pênalti, o Porto desperdiçou nova chance chance de abrir o placar, aos 20min, novamente com Hulk. Após as tentativas frustradas do atacante, os donos da casa foram às redes com o meia Rodriguez, aos 24min do primeiro tempo.
Sem conseguir ameaçar o adversário, o Acadêmica criou sua primeira chance aos 36min, quando Cris aproveitou o passe de Miguel Pedro para empatar a partida. Ainda no final da etapa inicial, o goleiro Peskovic garantiu a igualdade até o intervalo ao defender chute de Lisandro.
No início do segundo tempo, o Porto voltou a comandar o marcador. Aos 4min, Raul Meireles desviou o cruzamento de Hulk para colocar a equipe novamente na frente. A vantagem ficou mais fácil de ser sustentada com a expulsão de Sougou, após entrada dura em Fernando.
Sem poder ofensivo, o Acadêmica segurou a pressão do Porto, que desperdiçou inúmeras chances de alargar o placar. Lisandro chegou com perigo três vezes. Em uma delas, marcou gol que foi anulado pela arbitragem.
Os anfitriões tiveram ainda um pênalti a seu favor, após Pedro Costa interceptar lance com a mão. Com uma atuação muito irregular, o argentino Lucho foi para a cobrança e acertou a trave, mas viu o Porto garantir a vitória mesmo sem seu gol.
PORTOHelton; Sapunaru (Tomás Costa), Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando; Lucho, Raul Meireles e Rodriguez; Lisandro e Hulk
ACADÊMICAPeskovic; Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes e Pedro Costa; Diogo Gomes, Pavlovic (Madej) e Cris; Miguel Pedro (Lito), Garcès (Éder) e Sougou
Local: estádio O Dragão, em Porto (POR)
Árbitro: Elmano Santos
Auxiliares: Álvaro Mesquita e Sérgio Lacroix
Público: 31.810
Cartões amarelos: Diogo Gomes e Pavlovic (Acadêmica); Hulk (Porto)
Cartão vermelho: Sougou (Acadêmica)
Gols: Rodriguez, aos 24min, Cris, aos 36min do primeiro tempo; Raul Meireles, aos 5min do segundo tempo
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)