O gol do brasileiro Anderson nos acréscimos impediu que o Benfica alcançasse a liderança do Campeonato Português. O tento garantiu o empate em 2 a 2 do Vitória de Setúbal contra o vice-líder e frustrou os 25.921 torcedores presentes no estádio Luz, em Lisboa, nesta segunda-feira.
O Benfica sustentava a liderança até os 45min do segundo tempo e assumiria a ponta pela primeira vez desde maio de 2005. Mas o zagueiro Anderson (ex-jogador de Vasco) anotou aos 46min o tento de empate. Com o resultado, o time de Lisboa chegou aos 22 pontos, um a menos do que o líder Leixões.
Para alcançar a liderança, o Benfica tinha a vantagem de enfrentar em casa uma equipe que somou apenas um ponto jogando fora de casa na atual edição do Português. Além disso, os anfitriões ostentavam um retrospecto muito favorável diante do adversário, com 53 vitórias, duas derrotas e cinco empates - esta foi a sexta igualdade.
O jogo que valia a ponta do campeonato para os donos da casa começou quente. Aos 4min, Cardozo deviou uma bola involuntariamente e quase pegou o goleiro do Vitória de Setúbal desprevenido. A resposta dos visitantes veio quatro minutos depois. Após cobrança de falta do brasileiro Leandro Lima, o compatriota Laionel escorou de cabeça e a bola passou à esquerda do arqueiro Quim.
Ainda no início de jogo, Suazo desperdiçou chance de abrir o marcador. O Benfica seguiu pressionando sem sucesso com o próprio atacante, Reyes, Carlos Martins e Katsouranis. Mas o Vitória de Setúbal segurou a pressão e foi às redes primeiro, com o brasileiro Laionel (ex-Vila Nova-GO), que aproveitou rebote de Quim em conclusão de Bruno Gama, aos 35min.
A pressão do Benfica só surtiu efeito aos 2min do segundo tempo. Após tentativa de finalização de Suazo, Katsouranis só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. Os anfitriões continuaram melhor na partida, em busca do tento que garantiria a liderança do Português.
E ele veio dos pés de Suazo. O atacante recebeu assistência de Cardozo e chutou da entrada da área para colocar o Benfica na frente do placar, aos 13min da etapa complementar. O Vitória de Setúbal tentou reagir e chegou duas vezes ao gol de Quim, mas sem causar grandes problemas ao arqueiro.
Aos 31min do segundo tempo, Suazo marcou seu segundo gol no jogo, após cruzamento de Jorge Ribeiro, mas o tento foi anulado. O árbitro havia dado a lei da vantagem, mas voltou atrás e marcou falta de Sandro em Reyes.
Depois de chegar próximo ao gol de empate com Elias, aos 44min, o Vitória de Setúbal alcançou a igualdade com Anderson, aos 46min, em partida que teve cinco minutos de acréscimo, mas terminou empatada em 2 a 2. O placar interrompe uma série de quatro triunfos seguidos do Benfica no nacional. O time de Lisboa amarga a segunda partida sem vencer, se contar a goleada sofrida para o Olympiacos por 5 a 1 - resultado que praticamente elimina o clube da Copa da Uefa.
BENFICAQuim; Maxi Pereira, Miguel Vítor, Sidnei e Jorge Ribeiro (David Luiz); Ruben Amorim, Carlos Martins (Yebda) e Katsouranis e Reyes; Cardozo (Urretavizcaya) e Suazo
VITÓRIA DE SETÚBALPedro Alves; Janício, Robson, Anderson e Cissokho; Sandro e Ricardo Chaves (Leandro Branco); Leandro Lima, Mateus e Bruno Gama (Leandro Carrijo); Laionel (Elias).
Suplentes: Bruno Vale, Hugo, Elias, Bruno Ribeiro, Auri, Leandro Branco e Leandro Carrijo.
Local: estádio Luz, Lisboa (POR)
Árbitro: Vasco Santos
Auxiliares: Alexandre Freitas e Tomás Santos
Público: 25.921
Cartões amarelos: Ricardo Chaves e Sandro (Vitória de Setúbal)
Cartão vermelho: Sandro (Vitória de Setúbal)
Gols: Laionel, aos 35min do primeiro tempo; Katsouranis, aos 2min, Suazo, aos 13min, Anderson, aos 46min do segundo tempo
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)