Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Ronaldo conversa com Fla, mas pode mudar de destino por Libertadores - 05/12/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
05/12/2008 - 19h39

Ronaldo conversa com Fla, mas pode mudar de destino por Libertadores

Bruno Império
Em São Paulo*
Encerrado o período de recuperação de uma cirurgia no joelho, Ronaldo diz, por meio de seu empresário, que está aberto para o mercado do futebol e disposto a atuar em um clube brasileiro em 2009. No entanto, podendo ficar fora da Libertadores, o Flamengo corre o risco de não ser o destino do jogador para a próxima temporada. Para seu retorno, o ex-camisa 9 da seleção brasileira exige a formação de uma equipe competitiva e que dispute grandes competições. Ou o Corinthians.

Rafael Andrade/Folha Imagem
No Brasil, Ronaldo despertou o interesse de Flamengo e Corinthians para o próximo ano
CAIO JR. ENSAIA ADEUS AO FLAMENGO
DIGUINHO NÃO DESCARTA ACERTO
MORAIS PEGA "GANCHO" DE 125 DIAS
HERRERA: ACORDO MAIS PRÓXIMO
Por ora, o Flamengo é o maior interessado no retorno do Fenômeno para o futebol brasileiro. Uma reunião entre Kléber Leite e Fabiano Farah, agente do jogador, já está inclusive agendada para a próxima semana e é provável que o clube faça uma proposta oficial para contratar Ronaldo.

Esta seria a segunda proposta dos cariocas para acertar com o jogador. O Flamengo chegou a procurar Ronaldo no final de 2007 e abriu as portas da Gávea para que ele fizesse sua mais recente recuperação no clube do qual se diz torcedor.

A não-classificação para a Libertadores, porém, pode minar os planos rubro-negros. Isso porque, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte na tarde desta sexta-feira, Fabiano Farah afirmou que o jogador deverá acertar seu retorno ao futebol somente em janeiro. Porém, desde já, está aberto a negociar seu próximo contrato.

"Nossa intenção é acertar isso [a volta de Ronaldo] já no início do ano que vem. Por isso estamos dispostos a conversar mais profundamente com os clubes interessados agora. Grandes times europeus também querem o Ronaldo, mas a volta ao Brasil é possível. Mas isso, claro, seguindo as exigências dele. O Ronaldo quer uma equipe competitiva e que dispute competições importantes. Ele quer voltar e acredita que pode fazer isso em um nível parecido com o de 2002", afirmou Farah, em referência ao ano em que o Ronaldo foi o principal jogador da conquista do pentacampeonato com a seleção brasileira.

Mesmo sem chance de jogar a Libertadores em 2009, o Corinthians aparece como outra possibilidade de Ronaldo atuar no Brasil. Andres Sanchez, presidente do time paulista, chegou a conversar com o agente do atacante durante um encontro que tratou também da situação de Morais, emprestado ao clube até junho do ano que vem. O "namoro", segundo Farah, continua.

"Apesar de não ter chance de disputar a Libertadores em 2009, o Corinthians é um time de massa e com muita tradição. Além disso, está dando mostras de que irá montar uma equipe bastante competitiva para o ano que vem. Por isso, o Corinthians pode, sim, ser considerado uma possibilidade", completou Farah.

Contra o Flamengo, pesa a dificuldade de alcançar a vaga na Libertadores. A equipe carioca precisa vencer o Atlético-PR na Arena da Baixada na última rodada do Brasileirão e torcer para que ou Cruzeiro ou Palmeiras no máximo empatem suas partidas deste domingo.

O problema é que os rivais do Fla não têm tarefa muito difícil. Os mineiros, quarto colocados, recebem a rebaixada Portuguesa no Mineirão. Já os comandados de Vanderlei Luxemburgo encaram o Botafogo, que já não tem pretensões no torneio, no Parque Antarctica.

Ronaldo não disputa uma partida oficial dede o dia 13 de fevereiro, quando se machucou durante um confronto com o Livorno pelo Campeonato Italiano. Ronaldo, que atuava pelo Milan, ficou pouco tempo em campo e sofreu uma ruptura do tendão patelar do joelho esquerdo durante uma disputa de bola na área adversária.

Na metade do mês passado Ronaldo voltou a jogar um amistoso. O atacante participou da tradicional partida festiva que reúne seus amigos para enfrentar um combinado capitaneado pelo francês Zinedine Zidane. No entanto, o Fenômeno atuou por apenas 20 minutos, não participou de jogadas de gol e foi substituído pela brasileira Marta.

*Atualizada às 20h29

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host