Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Porto rouba liderança do Arsenal ao vencer time inglês por 2 a 0 - 10/12/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
10/12/2008 - 19h40

Porto rouba liderança do Arsenal ao vencer time inglês por 2 a 0

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O Porto ultrapassou o Arsenal ao vencer a equipe inglesa por 2 a 0 nesta quarta-feira, no estádio O Dragão, em Portugal, e terminou a primeira fase da Liga dos Campeões na primeira posição do Grupo G, com 12 pontos. Já o time de Londres, também classificado para as oitavas-de-final, ficou em segundo, com 11.

Armando Franca/AP
Bruno Alves comemora um dos gols da vitória do Porto sobre a equipe inglesa
Estela Silva/EFE
Nicklas Bendtner lamenta chance perdida pelo Arsenal durante o tropeço para o Porto
LEIA MAIS SOBRE A LIGA
RIBÉRY BRILHA E BAYERN BATE LYON
REAL BATE ZENIT, MAS FICA EM 2º
MANCHESTER SÓ EMPATA PELO E
VEJA MAIS FOTOS DA RODADA
Com isso, o time de Portugal enfrenta um adversário teoricamente mais fácil na próxima fase. Os jogos das oitavas serão nos dias 24 e 25 de fevereiro e 10 e 11 de março, em 2009. A Uefa sorteará os confrontos no próximo dia 19.

O Arsenal contou com o volante brasileiro Denílson, enquanto o Porto teve o goleiro Hélton, o meia Fernando e o atacante Hulk. Os ingleses estavam invictos, com três vitórias e dois empates até então. Já os portugueses tinham perdido em duas oportunidades, para o próprio Arsenal, pelo considerável placar de 4 a 0 no primeiro turno, e para o Dynamo de Kiev, em casa.

O jogo

O Porto deu o primeiro ataque, com falta batida por Bruno Alves, que Almunia defendeu. Mas o Arsenal passou a ter mais posse de bola, apesar de não ter muita facilidade para entrar na defesa anfitriã.

Só aos 24 minutos que Rarnsey girou na área e bateu para boa defesa de Hélton. Pouco depois, foi o goleiro do time inglês que fez boa intervenção, em chute forte de Lisandro López.

Querendo inaugurar o placar o Porto se aventurou mais no ataque e foi recompensado aos 38, quando Bruno Alves apareceu livre, após cobrança de escanteio, e cabeceou para o gol.

No segundo tempo, o Porto ampliou logo aos oito. Fernando deu ótimo passe para Lisandro López, que penetrou na área e chutou cruzado, sem chance para Almunia. Depois do gol, o Porto passou mais oportunidades de marcar em contra-ataques. Nos minutos finais foi o Arsenal quem foi mais perigoso, mas nada do gol sair.

Fenerbahce perde do Dínamo e fica na última posição

Na outra partida do grupo, o Dínamo de Kiev recebeu o Fenerbahce, na Ucrânia, e venceu por 1 a 0. O time ucraniano terminou em terceiro, com oito pontos, e uma vaga na Copa da Uefa. Já os turcos ficaram em último, com dois pontos e nenhuma vitória nos seis jogos.

CLASSIFICAÇÃO GRUPO G
TIMESPONTOS
1) Porto12
2) Arsenal11
3) Dínamo de Kiev8
4) Fenerbahce2
PÁGINA DA LIGA
MANCHESTER EMPATA E É LÍDER
JUVENTUS GARANTE A PONTA
Jogadores brasileiros aturaram pelas duas equipes. Nos donos da casa, o zagueiro Betão. Jogadores brasileiros aturaram pelas duas equipes. Nos donos da casa, o zagueiro Betão, que saiu comemorando a classificação para a Copa da Uefa.

"A competição só perde em importância para a Liga. Por isso não vamos desanimar e vamos continuar trabalhando duro para vencer os jogos que virão pela frente" afirmou Betão que continuou "E além disso, fizemos uma grande competição. Deixamos o Fenerbahce para trás e eles foram até as quartas-de-final na temporada passada."

Nos visitantes, o lateral Roberto Carlos, os meias Edu Dracena e Alex, mais o atacante Deivid. Outros sul-americanos conhecidos no time turco eram o zagueiro Lugano, e o volante Maldonado.

Em campo, apesar do time turco ter mais presença no ataque no primeiro tempo, quem abriu o placar foram os ucranianos, com Eremenko, que recebeu de Milevskyy e bateu de fora da área, aos 20.

Na etapa final, o time da Turquia não conseguia criar chances para buscar o empate. Tanto que o meia Alex foi substituído aos 19. Mas o panorama não mudou, e o Dínamo segurou a vitória até o fim.

* Atualizada às 20h41

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host