Uma vitória para embalar no Campeonato Inglês. Esse era o pensamento do Arsenal no duelo diante do Middlesbrough, neste sábado, na abertura da 17ª rodada. Mas não conseguiu. Com uma apresentação aquém do esperado, o time londrino apenas empatou por 1 a 1, no estádio Riverside, e, de quebra, deixou a zona de classificação à Liga dos Campeões.
Com isso, a equipe do brasileiro Denílson, que vinha de duas vitórias seguidas na competição, sobe para 30 pontos e é ultrapassado pelo Aston Villa, que derrotou o Bolton por 4 a 2 e chegou aos 31 pontos. Já o Middlesbrough continua com uma campanha irregular. Soma apenas 20 pontos e está próximo da zona de rebaixamento.
Esse momento complicado do rival era um dos atrativos do Arsenal para alcançar os três pontos. No início, demonstrou mais qualidade ofensiva. A dupla Van Persie e Adebayor dava trabalho ao frágil sistema defensivo do Middlesbrough. Aos 10min, por exemplo, após bela troca de passes, o holandês recebeu na entrada da área e chutou forte, assustando o goleiro Turnbull.
Os donos da casa, por outro lado, tinham dificuldades para atacar. Melhor para o elenco londrino, que era mais perigoso. Aos 16min, Adebayor fez bela jogada e rolou para Diaby, que bateu em cima do goleiro Turnbull. Na cobrança de escanteio, o próprio atacante Adebayor aproveitou falha da defesa e, de cabeça, abriu o marcador.
A superioridade do Arsenal era nítida, uma vez que criava chances claras para ampliar, como no chute de Diaby, aos 27min, e que foi defendido por Turnbull. Não fez e ainda viu o Middlesbrough chegar ao empate num dos raros ataques durante o primeiro tempo.
Aos 28min, a defesa dos visitantes não conseguiu afastar um ataque do time do brasileiro Afonso Alves, que começou no banco de reservas. Para seu azar, a bola sobrou para Sanli Tuncay, que não pensou duas vezes, cruzou para a área e encontrou o atacante Aliadiere, que desviou para o fundo das redes. 1 a 1.
Esse gol deu ânimo para o Middlesbrough. Especialmente no segundo tempo, equilibrou o confronto e criou algumas oportunidades para virar o placar. Na principal, aos 15min, Downing foi lançado e bateu forte, exigindo a mais difícil defesa de Almunia.
O Arsenal foi menos intenso que na etapa inicial. Sua pressão ocorreu apenas nos minutos finais. E esteve perto de marcar o gol que significaria sua terceira vitória seguida na
Premier League. Aos 42min, Bendtner recebe dentro da área e finaliza com força. Turnbull, mais uma vez, fez grande defesa.
Atualizado às 15h10 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)