Dona da melhor campanha na temporada, a Internazionale jogava bem e vencia o lanterna Chievo Verona por 2 a 0, mas viu o rival iniciar uma inesperada reação e chegar ao empate. No entanto, o sueco Ibrahimovic espantou a zebra com dois gols e assegurou a vitória por 4 a 2 que manteve a atual tricampeã nacional com folga na primeira colocação.
Com o resultado, a equipe dos brasileiros Julio César, Maicon, Maxwell e Adriano chegou aos 39 pontos, seis a mais que Juventus, que derrotou o Milan por 4 a 2, em Turim, no principal duelo da 16ª rodada. O Napoli, assim como o próprio Milan, soma 30 pontos.
Um resultado positivo era dado como certo pelos lados da Internazionale. A começar pela fragilidade de seu adversário. O Chievo entrou em campo como dono da pior campanha na temporada 2008/2009 --havia vencido somente duas vezes e somava apenas nove pontos.
Apesar da liderança tranqüila, a Internazionale viveu nos últimos dias mais uma polêmica fora dos gramados. Segundo a imprensa européia, os brasileiros Maicon e Adriano teriam chegado embriagados ao treino da equipe na última quinta-feira. A diretoria do clube tratou de desmentir. Hoje, apenas o lateral-direito participou da vitória sobre o Chievo.
O atacante, que acumula inúmeros problemas com o treinador José Mourinho, já foi liberado para as festas de final de ano com alguns dias de antecedência. O departamento médico da Internazionale alegou que Adriano está lesionado (estiramento na coxa direita). No entanto, o jornal
La Gazzetta Dello Sport assegurou que seu retorno ao clube no próximo ano é uma "dúvida".
Dentro de campo, o elenco de Milão deu sinais de que não teria a mínima dificuldade para conquistar mais três pontos. Seu início foi avassalador. Aos 3min, o brasileiro Maxwell foi lançado por Stankovic, deu um corte no defensor do Chievo e bateu forte para o gol. Um golaço. A superioridade dos donos da casa era nítida.
Inúmeras chances eram criadas, como numa cabeçada perigosa de Stankovic e defendida por Sorrentino, aos 25min. Não bastasse isso, o Chievo quase não assustava o goleiro Júlio. Isso talvez explique a fraco desempenho de seu sistema ofensivo, que começou a partida com apenas sete gols anotados.
O começo do segundo tempo foi idêntico ao da etapa inicial. Com gol da Internazionale. A 1min, Maicon cruzou para Ibrahimovic, que ajeitou para Stankovic bater forte e ampliar o marcador. A vitória era questão de tempo. Mas, por incrível que pareça, os visitantes iniciaram uma espetacular reação.
Aos 6min, Pellissier arriscou de longa distância e diminuiu. A Internazionale parece ter sentido esse tento. Para piorar, sofreu o segundo, aos 20min, com Bentivoglio, que aproveitou falha da defesa rival e deixou tudo igual. Após isso, o elenco de Milão "ignorou" seu sistema defensivo e passou a pressionar o rival, mesmo que de forma desorganizada.
E, mais uma vez, a estrela de Ibrahimovic apareceu. Aos 33min, o sueco marcou de cabeça, após cruzamento de Maicon. Dez minutos mais tarde, o atacante bateu de primeira e definiu a vitória dos donos da casa.
Roma alcança 5ª vitória seguidaDefinitivamente, a Roma atravessa um excelente momento no Campeonato Italiano. Neste domingo, o time da legião de brasileiros (Doni, Artur, Júlio Sérgio, Juan, Cicinho, Taddei e Julio Baptista), derrotou o Cagliari por 3 a 2, em duelo de duas viradas, e subiu para 23 pontos. Essa foi a quinta vitória consecutiva dos romanos.
Em casa, os romanos, dos brasileiros Doni, Artur, Júlio Sérgio, Juan, Cicinho, Taddei e Julio Baptista sonhavam com outro resultado positivo. Raramente, o goleiro Artur era exigido pelo ataque do Cagliari. Por isso, os donos da casa foram mais perigosos. Aos 17min, Vucinic acertou a trave dos visitantes.
De tanto insistir, a Roma abriu o marcador, aos 38min da etapa inicial. O experiente Totti recebeu na entrada da área e bateu forte. A tendência era que a equipe romana mantivesse o domínio no segundo tempo. No entanto, foi surpreendida e sofreu o empate, aos 13min, com gol de Conti.
Um minuto depois, o brasileiro Jeda perdeu um gol incrível e que poderia significar a virada para os visitantes. Na segunda oportunidade, ele não desperdiçou e marcou o segundo do Cagliari. A Roma foi para cima e conseguiu o empate, com Perrota, aos 32min.
Quanto tudo caminhava para o empate, os donos da casa conseguiram outra virada, com Vucinic, aos 45min. Na comemoração, o jogador tirou seu calção e ficou apenas de cueca. Levou cartão amarelo.
Ainda neste domingo, a Lazio alcançou um empate heróico. Perdia para a Udinese por 3 a 0, em Údine, mas se recuperou e igualou em 3 a 3. A Fiorentina continua na cola dos primeiros colocados. Soma 29 pontos, após a vitória sobre o Catania por 2 a 0. Outros jogos: Genoa 1 x 1 Atalanta; Palermo 2 x 0 Siena (com gol do brasileiro Fábio Simplício); e Reggina 0 x 2 Sampdoria.
Atualizado às 19h37 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)