O Barcelona iniciou 2009 da mesma forma como finalizou 2008: vencendo e com uma larga diferença na liderança do Campeonato Espanhol. Atuando em casa, o time de Guardiola bateu o Mallorca por 3 a 1 de virada, neste sábado, em jogo válido pela 17ª do torneio e consolidou ainda mais a primeira colocação na tabela.
MARADONA EM BARCELONA |
---|
 O ex-jogador e atual técnico da seleção da Argentina, Diego Maradona, acompanhou de perto a partida entre Barcelona e Mallorca. Recepcionado pelo presidente do clube, Joan Laporta, e pelo ex-jogador Johan Cruyff, o astro chegou apenas dois minutos antes do início.
Se a intenção de Maradona era acompanhar Messi em campo, perdeu a viagem. O craque do Barcelona acabou ficando fora da partida por decisão do técnico Pep Guardiola.
Após a partida, mesmo sem poder ver o jogador em ação, Maradona elogiou o jovem atleta argentino e afirmou que deseja "tomar conta e tornar Messi um rei".
No domingo, o treinador argentino deixa Barcelona e ruma para Madri, aonde irá se encontrar com sua filha Gianina, que mora na capital espanhola e é casada com Agüero, do Atlético de Madrid. |
CONFIRA MAIS FOTOS |
LEIA MAIS DO ESPANHOL |
Com os três pontos conquistados hoje, a equipe catalã chegou aos 44 pontos e, temporariamente, abriu 13 pontos para o Sevilla, que ocupa atualmente a segunda colocação no Espanhol. Já o Mallorca permanece na 17ª colocação e pode acabar a rodada na lanterna, caso os rivais abaixo vençam na rodada.
Ainda neste sábado, Valencia e Atlético de Madrid se enfrentam em Valência. Amanhã, o Sevilla recebe o Osasuna e o Real Madrid recebe o Villarreal, no Santiago Bernabéu, em jogos que também valem as primeiras colocações no Espanhol.
Dentro de campo, mesmo atuando fora de casa, o Mallorca começou melhor e abriu o placar logo aos 14min. Aduriz disparou em velocidade, invadiu a área e tocou na saída de Valdes para abrir o placar no Camp Nou, frustrando a torcida local.
Aos 28min, o Barcelona quase chegou ao empate. Henry recebeu a bola na marca do pênalti, girou sob a marcação, bateu firme e Lux fez grande defesa com o pé esquerdo, evitando o gol de empate.
No entanto, dois minutos depois, após bola levantada na área do Mallorca, Puyol desviou de cabeça e a bola sobrou com Henry na quina da pequena área. O francês fuzilou para o gol e empatou a partida, levando a igualdade para o segundo tempo.
Na volta para a segunda etapa, aos 8min, Scaloni invadiu a área pela direita, cruzou rasteiro no centro da área e Puyol chegou para evitar o que seria o segundo gol do Mallorca. No troco, Eto'o recebeu livre na área, bateu firme para o gol e Lux fez outra grande defesa.
Aos 29min, entretanto, o Barcelona chegou à virada. Xavi bateu de fora da área, a bola desviou em um defensor e Gudjohnsen pegou o rebote. Na sequência, lançou Iniesta na quina da pequena área, que apenas empurrou para o fundo da rede para fazer 2 a 1 e virar o placar.
Já no final da partida, aos 46min, Yaya Touré recebeu na entrada da área, passou por dois defensores e chutou cruzado para garantir a vitória do Barcelona na estréia da equipe no ano de 2009.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)