Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
São Paulo muda esquema para voltar a vencer no Morumbi - 26/02/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 

Artilheiro do São Paulo no Paulistão, Washington marca seu 5º gol na competição

26/02/2009 - 23h35

São Paulo muda esquema para voltar a vencer no Morumbi

Carlos Padeiro
Em São Paulo
Depois de dois empates no estádio do Morumbi, o São Paulo voltou a vencer. Na noite desta quinta-feira, a equipe tricolor adotou um outro esquema tático, o 4-4-2, para superar o Oeste por 3 a 0. Os gols foram marcados por Washington, André Dias e Hernanes.

Com a vitória, o São Paulo não deixa Palmeiras e Corinthians se distanciarem no topo da tabela do Campeonato Paulista - é o terceiro colocado, com 23 pontos (76,6% de aproveitamento), contra 25 e 24 dos rivais. Já o Oeste segue com 11 pontos.

Após quatro partidas, o técnico Muricy Ramalho abriu mão da formação com três zagueiros - sacou o zagueiro Renato Silva e apostou na entrada do volante Arouca. A outra novidade foi a presença do goleiro Rogério Ceni, que voltou a atuar após mais de 20 dias.

"Eu gosto de jogar com esse estilo [4-4-2], porque posso sair mais para o jogo, fazer a função do zagueiro da sobra", analisou Ceni, que defendeu apenas uma bola nesta quinta, segundo o Datafolha.

"Eu sabia que iria enfrentar uma equipe com um atacante só e volante, por isso não tinha necessidade de jogar com três zagueiros", argumentou Muricy. "Tem que variar mesmo. Jogar com uma formação só não me agrada, porque os times vêm aqui e sabem como marcar."

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
11min - Borges arrisca o chute de longe, a bola pinga antes de chegar ao gol e bate no peito do goleiro Weverton
21min - Hernanes cobra escanteio na área, André Dias cabeceia e Weverton espalma no seu canto esquerdo
36min - Hernanes aciona Washington, que não consegue dominar, mas a bola sobra para Jorge Wagner na entrada da área e o chute sai por cima do gol
37min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Washington recebe de costas para o gol na área, gira e bate de pé esquerdo no canto de Weverton
SEGUNDO TEMPO
16min - Borges recebe próximo à meia-lua, corta para o meio e bate colocado para acertar a trave do gol do Oeste
18min - Zé Luis vai à linha de funda e cruza na área. Borges cabeceia e Weverton dá um tapa para escanteio
24min - Primeira boa chance do Oeste: após cobrança de escanteio, Dezinho cabeceia para o chão e Rogério Ceni espalma
27min - GOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! André Dias aproveita cruzamento na área para cabecear no canto esquerdo do gol do Oeste
42min - GOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Jean toca de calcanhar e deixa Hernanes livre na área. O camisa 10 bate no canto direito
LEIA NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
No primeiro tempo, a equipe da capital teve dificuldades para superar a retranca do time do interior. As primeiras boas chances ocorreram em um chute de fora da área de Borges e em uma cabeçada de André Dias, ambas finalizações defendidas pelo goleiro Weverton.

A estratégia que deu certo para o time tricolor abrir o placar foi buscar as jogadas pelo meio. Aos 36min, Hernanes tocou para Washington, que errou o domínio na área, mas a bola sobrou para Jorge Wagner, que chutou por cima.

Um minuto depois, Jean achou Washington na área. O camisa 9 dessa vez não errou, dominou a bola, girou e bateu de pé esquerdo no canto de Weverton. Esse foi o quinto gol do centroavante pelo clube.

"Na primeira vez a bola quicou e não consegui dominar, mas na segunda deu certo. É importante sair na frente e vamos tentar entrar mais na área deles no segundo tempo", comentou Washington na saída para o intervalo.

E, de fato, os donos da casa entraram mais na área dos visitantes na etapa final. Quem começou a aparecer foi Borges. Aos 16min, ele acertou a trave com um chute colocado da entrada da área. Dois minutos depois, cabeceou e Weverton evitou o gol com um tapa para escanteio.

Aos 27min, Borges voltou a acertar a trave, dessa vez com uma cabeçada. Na sequência, Hernanes cruzou na área, André Dias subiu mais do que os zagueiros e cabeceou no canto esquerdo do goleiro do Oeste.

Depois de Borges e Hernanes quase ampliarem, Jean tocou de calcanhar e deixou o mesmo Hernanes na cara do gol. O camisa 10 bateu no canto direito e fechou o resultado: 3 a 0.

SÃO PAULO 3 X 0 OESTE

São Paulo
Rogério Ceni; Zé Luis, André Dias, Miranda (Rodrigo) e Junior Cesar (Renato Silva); Jean, Arouca, Hernanes e Jorge Wagner; Borges e Washington (Hugo)
Técnico: Muricy Ramalho

Oeste
Weverton; Dedê, Dezinho, Adriano e Mazinho (Luiz Carlos); Luciano Santos, Dias, Dionísio e Vander (Luizinho); Caíque e Nei Paraíba (Mirandinha)
Técnico: Marco Antônio

Data: 26/2/2009 (quinta-feira)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Robério Pereira Pires (SP)
Auxiliares: Junivan Rodrigues de Sousa e Matheus Camolesi (ambos de SP)
Público: 4.798
Renda: R$ 114.140,00
Cartões amarelos: Borges (SP); Dedê (O), Vander (O)
Gols: Washington, aos 37min do primeiro tempo; André Dias, aos 27min, e Hernanes, aos 42min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host