O Manchester United até levou susto no começo da partida no estádio St James Park. Sofreu um gol numa falha do goleiro Van der Sar e viu um Newcastle disposto a encerrar a má fase. Mas a melhor qualidade técnica do atual líder do Campeonato Inglês se sobressaiu mais uma vez. Ganhou de virada por 2 a 1, alcançou sua 11ª vitória consecutiva na
Premier League e manteve a folga na ponta da tabela. Já o "preterido" Elano fez um dos gols do triunfo do Manchester City sobre o Aston Villa por 2 a 0.
Com esse resultado positivo, chega aos 65 pontos, sete a mais que Chelsea e Liverpool --o Manchester ainda tem um jogo a mais para disputar em comparação, por exemplo, aos seus dois rivais mais próximos. Desta forma, demonstra força para atingir seu objetivo nesta temporada: a de conquistar cinco títulos. Dois já foram obtidos --o Mundial de Clubes da Fifa e a Copa da Liga Inglesa. Já o Newcastle vive um momento complicado. Contabiliza apenas 28 pontos e segue colocado na zona descenso.
Apesar disso, seu início de partida foi até certo ponto surpreendente. Além de muita disposição, imprimiu velocidade e conseguiu neutralizar as principais peças do adversário. Esse desempenho foi premiado com seu primeiro gol, logo aos 8min, com Lovenkrands, que aproveitou rebote de Van der Sar e colocou para o fundo das redes.
Aliás, foi um fim de uma longa invencibilidade do holandês. O goleiro ficou 1.311 minutos sem ser vazado no Campeonato Inglês. A última vez havia ocorrido no distante 8 de novembro, no duelo contra o Arsenal. Na vitória sobre o Blackburn Rovers por 2 a 1 (21 de fevereiro), Kuszczak foi o goleiro titular.
O Manchester United demorou um pouco a digerir essa desvantagem contra um rival ameaçado pelo rebaixamento. No entanto, o melhor momento dos visitantes na temporada começou a prevalecer. E foi assim que chegaram ao empate, após uma bela troca de passes. Aos 19min, Rooney recebeu na entrada área, fez o giro e bateu forte, sem defesa para Harper. Após isso, o time de Alex Ferguson cresceu em campo.
O Newcastle já não demonstrava a mesma força nos contra-ataques vista nos primeiros minutos. Para piorar, sua defesa falhou no começo da etapa final. Aos 9min, Taylor recuou errado para Harper. Atento, o sul-coreano Park rolou para Berbatov, que teve apenas o trabalho de tocar para o gol e selar mais uma vitória do Manchester United.
"Nós começamos muito mal e o Newcastle veio para cima, começou vencendo. O próprio Edwin (Van der Sar) confirmou que fez uma lambança e isso foi terrível para nós. O importante é que, não interessa a situação, quando você sai perdendo, vira e vence, você tem que estar contente", afirmou o técnico Alex Ferguson.
Elano marca em vitória do CityO técnico Mark Hughes nunca morreu de amores pelo brasileiro Elano, que quase sempre iniciava as partidas do Manchester City no banco de reservas. Hoje, enfim, foi titular. E se transformou num dos protagonistas da vitória da equipe sobre o quarto colocado Aston Villa por 2 a 0.
Sem Robinho, contundido, ele abriu o placar, aos 23min do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. No final do jogo, aos 44min, Wright-Phillips ampliou. Com isso, o Manchester City respira na classificação. Chega aos 35 pontos, enquanto o rival permanece com 52 pontos e ainda na zona de classificação para a Liga dos Campeões.
Outros jogos: Stoke City 2 x 0 Bolton; Wigan 0 x 1 West Ham; Tottenham 4 x 0 Middlesbrough; Blackburn Rovers 0 x 0 Everton; e Fulham 0 x 1 Hull City.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)