Após uma estreia tranquila, a segunda rodada de Roland Garros foi indigesta para Andy Murray, mas o número 3 do mundo conseguiu eliminar o italiano Potito Starace após quatro sets e mais de duas horas e meia de partida. Com parciais de 6-3, 2-6, 7-5 e 6-4, o escocês avançou e já igualou o seu melhor resultado no saibro francês.
Em três participações, o melhor que Murray conseguiu em Roland Garros foi alcançar a terceira rodada no ano passado. Seu próximo adversário será o sérvio Janko Tipsarevic, que eliminou o espanhol Feliciano Lopez, algoz do brasileiro Franco Ferreiro.
Com um caminho até as quartas-de-final é relativamente tranquilo, Murray pode encontrar Rafael Nadal nas semifinais. Na estreia, o britânico conseguiu uma vitória tranquila contra o argentino Juan Ignácio Chela por 3 a 0, em menos de duas horas.
Contra Starace, a história foi diferente. Murray venceu o primeiro set sem problemas, mas o italiano começou a crescer na partida quando quebrou o saque no começo da segunda parcial. O britânico começou a se desconcentrar e perdeu por 6 a 2.
"Um instante já faz grande diferença. Sofri uma quebra logo no começo do segundo set... talvez se tivesse vencido aquele game as coisas poderiam ser diferentes", comentou Murray. "No saibro, sempre há tempo para que você volte para a partida e encontre seu jogo, mesmo que nada esteja dando certo", completou.
No começo do terceiro, novamente Starace abriu vantagem, e chegou a ter 5 a 1 na parcial. O italiano sacou para fechar duas vezes, mas foi quando Murray acordou para o jogo. Até então, o britânico se movimentava mal, tomava muitas passadas na rede e mostrava displicência.
Mas, depois de tomar 5 a 1, Murray começou uma reação fulminante e buscou seis games seguidos para virar o set e fechar em 7 a 5. No quarto set, o britânico manteve o ritmo e conseguiu uma quebra no game crucial, para fazer 6 a 4 e liquidar o jogo.
Jogando diante da torcida, o francês Gilles Simon teve mais facilidade para avançar à terceira rodada. Contra o norte-americano Robert Kendrick, o número 7 do mundo fez o dever de casa e venceu por 3 a 0 e parciais de 7-5, 6-0 e 6-1. Na terceira fase, Simon pega o romeno Victor Hanescu.
Também pela segunda rodada, o chileno número 12 do mundo Fernando Gonzalez não tomou conhecimento do qualifier português Rui Machado e demorou só uma hora e meia para fechar o jogo com parciais de 6-3, 6-2 e 6-3. Seu próximo adversário será o francês Josselin Ouanna, que bateu Marat Safin após 4h30 de disputa.
*Atualizada às 16h