Após protagonizar a primeira grande zebra no Aberto da Austrália, a número 3 do mundo Venus Williams repetiu o feito negativo em Roland Garros e ampliou a má fase em Grand Slams. Contra a húngara Agnes Szavay, 31ª do ranking, norte-americana sofreu até um 'pneu' no primeiro set, e entregou o segundo mesmo depois de conseguir abrir vantagem.
"Estou acostumada a vencer os outros por 6 a 0, não sou habituada a ver meus golpes indo para fora e perder de zero. Então foi uma situação completamente estranha para mim", lamentou Venus.
Szavay fez 2 a 0 com parciais de 6-0 e 6-4 em 1h21, aproveitando o excesso de erros não forçados da norte-americana. Venus desperdiçou 23 bolas, e conseguiu apenas dez
winners durante todo o jogo.
No Aberto da Austrália de 2009, Venus já havia causado choque ao ser eliminada pela espanhola Carla Suarez Navarro logo na segunda fase. E, pelo terceiro ano seguido, ela é eliminada na terceira rodada de Roland Garros.
Neste mesmo torneio, ela chegou a fazer uma final contra a sua irmã Serena em 2002, e saiu derrotada. No saibro, ela chegou a vencer o Torneio de Acapulco nesta temporada, com direito a vitória sobre a mesma Agnes Szavay nas quartas-de-final. A húngara agora encara a eslovaca Dominika Cibulkova, que eiminou a argentna Gisela Dulko.
Safina arrasadoraEnquanto Venus dava vexame, a número 1 do mundo fazia jus ao posto. A russa Dinara Safina fez uma nova vítima em Roland Garros ao massacrar a compatriota Anastasia Pavlyuchenkova por 6-2 e 6-0. A favorita pega a francesa Aravane Rezai nas oitavas-de-final.
Quatro games em três jogos. Foi tudo o que Safina deixou suas adversárias ganharem na sua campanha em Roland Garros até agora. Na primeira partida, ela aplicou duplo 6-0, e na segunda, 6-1 em cada set.
Safina busca em Roland Garros o seu primeiro título de Grand Slam e o terceiro troféu seguido em quadras de terra. A russa faturou os dois últimos torneios disputados nesta superfície, em Roma e Madri. Ela defende em Roland Garros os pontos do vice-campeonato.