A eslovaca Daniela Hantuchova foi eliminada do Torneio de Seul, na Coreia do Sul, nesta sexta-feira ao ser surpreendida pela japonesa Kimiko Date Krumm por 2 sets a 1, com parciais de 7-6(7-3), 4-6, 6-4, em 2h42min de partida.
Curiosamente, a japonesa que derrotou a Hantuchova, cabeça-de-chave número 1 do torneio, é uma veterana e ocupa apenas a 155ª colocação no ranking mundial da WTA. Ela interrompeu sua carreira no fim da temporada de 1996, voltou a jogar em 2002 e retirou-se novamente até voltar no ano passado.
Kimiko Date Krumm tem 38 anos e teve resultados expressivos na carreira. Ela foi a número 4 do ranking mundial em 1995 e alcançou três semifinais de torneios Grand Slam, no Aberto da Austrália de 1994, no ano seguinte em Roland Garros e finalmente em Wimbledon no ano de 1996.
Daniela Hantuchova, que já foi quinta no ranking da WTA, ocupa a 21ª posição atualmente e é treinada pelo técnico brasileiro Larri Passos, o mesmo que trabalhou com o catarinense Gustavo Kuerten. O último título conquistado pela tenista eslovaca foi em 2007, no Torneio de Indian Wells, nos Estados Unidos.
A próxima adversária da japonesa Kimiko Date Krumm será a russa Maria Kirilenko, que derrotou sua compatriota Vera Dushevina por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 7-6(7-5). A outra semifinal será disputada entre a espanhola Anabel Medina Garrigues, que passou pela eslovaca Magdalena Rybarikova, e a alemã Anna-Lena Groenefeld, algoz da taiwanesa Chan Yung-Jan.