Para motivar os jogadores antes da final da Liga dos Campeões na quarta-feira em Roma, o técnico do Barcelona, Josep Guardiola, exibiu um vídeo com cenas do filme "Gladiador" quinze minutos antes da vitória por 2 a 0 sobre o Manchester United.
Guardiola reduziu o tempo de aquecimento dos jogadores para exibir um clipe com imagens do filme de Ridley Scott, que venceu cinco Oscars em 2000. Enquanto os jogadores do Manchester aqueciam no gramado do Estádio Olímpico, os do Barça assistiam ao vídeo.
O clipe de sete minutos, editado por um jornalista amigo de Guardiola, também mostrava algumas das melhores jogadas de cada um dos atletas durante a temporada.
"Recebi um SMS de Josep, me pedindo um favor para poder ganhar a competição", explicou Santi Padró, responsável pelo vídeo, que será exibido n TV3 espanhola na próxima segunda-feira. "A única exgência que ele fez foi que aparecesse todos os 24 jogdores do elenco", completou o jornalista.
Guardiola aprovou o vídeo e prometeu ao amigo que, se o Barcelona fosse campeão da Liga, o deixaria exibir o clipe na televisão. Dito e feito. Vai passar no horário de máxima audência da televisão espanhola.
O jornal
El Pais afirma que ao fim do vídeo, com uma propaganda motivacional do fornecedor de material esportivo do Barcelona, alguns jogadores choravam e que os gritos demonstravam que o objetivo estava cumprido.