Nesta quarta-feira, o Ericsson 4, do brasileiro Torben Grael quebrou quatro vezes o recorde de singradura, a distância percorrida em 24 horas por um veleiro. O feito foi conquistado na primeira etapa da Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo.
A GUERRA DOS PROJETISTAS |
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 Barcos Ericsson 3 e 4, com Torben Grael, foram desenhados por Juan Kouyoumdjian |
 Vindo da Espanha, o Telefonica Blues é um projeto feito pela Farr Yacht Design...
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 ...assim como é o barco Telefonica Black, "equipe B" do time de velejadores espanhol |
 O Puma é um projeto de Botin Carkeek |
 O Green Dragon foi feito por Reichel Pugh |
VEJA AS IMAGENS DOS OITO BARCOS |
A comemoração do barco sueco, porém, chega após uma verdadeira guerra de projetistas e, como em 2005, a regata não conseguiu se afastar dos problemas. Na última edição da regata, cinco dos sete barcos que disputaram a competição tiveram problemas e não completaram etapas. Um deles, com bandeira espanhola, afundou no meio do Oceano Atlântico.
Naquela ocasião, apenas três projetistas desenharam barcos para a Volvo: Juan Kouyoumdjian, do campeão ABN 1, Bruce Farr, responsável por quatro barcos, e Don Jones, que fez o barco australiano. Dessa vez, são cinco escritórios diferentes, incluindo Juan K e Farr, projetando oito veleiros. E os problemas já apareceram.
Na primeira etapa, que deve terminar nesta semana na Cidade do Cabo, na África do Sul, um barco já teve problemas estruturais. O Telefônica Blue parou nos primeiros dias do percurso. O vilão foi o mesmo de 2006: o escritório do neozelandês Farr.
Após desenhar o barco campeão em 6 das 9 edições da Volvo/Whithbread, na regata passada Farr foi o responsável por quatro barcos, e todos tiveram problemas - incluindo o Brasil 1, comandado por Grael. Agora, é o desenhistas de dois dos oito veleiros, um deles que já parou no meio da competição para reparos.
Para Torben Grael, que lidou com uma rachadura no convés e quebra de mastro entre 2005 e 2006, os danos são normais, mas vão acontecer em número bem menor do que há dois anos. "Aqueles barcos eram de primeira geração e, claro, mais suscetíveis a problemas. Agora, temos veleiros de segunda geração, em que o estudo das condições a serem enfrentadas foi muito mais bem feito. Quebras são imponderável, mas esses barcos não vão quebrar tanto quanto os outros", analisa o brasileiro, comandante do Ericsson 4.
O time do brasileiro, aliás, fez uma aposta segura para a Volvo 08/09: contratou, com exclusividade, o argentino Juan Kouyoumdjian, que desenhou, além do barco campeão, o ABN 2, que detinha o recorde de singradura batido pelo Ericsson 4. E nenhum dos veleiros que o argentino projetou, até agora, quebraram em competição. O time espanhol Telefonica optou por dois barcos desenhados por Bruce Farr.
"O que dá para perceber é que os barcos Farr, novamente, estão otimizados para ventos mais fracos e os nossos, para ventos mais fortes. São opções", explicou Horácio Carabelli, tripulante brasileiro do Ericsson 4 e um dos projetistas mais respeitados do país.
Outros barcos que lideraram a primeira etapa foram para outras direções. O Green Dragon, time chinês e irlandês, contrato o escritório Reichel/Pugh, que desenhou o maxi Wild Oats, um dos barcos com quilha basculante (móvel, usada na Volvo) de maior sucesso em regatas de Oceano. O Puma, dos EUA, usou o estúdio espanhol Botin/Carkeek, que desenhou os barcos do Team New Zealand na última edição da America's Cup.
A diferença de opções deve ser muito maior a partir da segunda etapa, entre a África do Sul e a Índia. Ao contrário de edições anteriores, em que os veleiros partiam para a Austrália, dessa vez os competidores terão de enfrentar o Oceano Índico. "O regime de ventos desta Volvo vai mudar um pouco, pela inclusão de Índia e China no percurso. Vamos ter também mais mudanças de clima. Mas não dá para fazer uma previsão de que tipo de barco vai ser melhor para que etapa. Na China, por exemplo, em Qingdao ninguém sabe o que pode acontecer", diz Grael.
A Volvo começou no início do mês e segue até o meio de 2009. Os veleiros passam por África do Sul, Índia, Cingapura, China, Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Suécia e Rússia.