Comunicar erro
25/03/2008 - UOL Esporte - Vôlei
Joinville vence clássico catarinense e vai à final pela primeira vez

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.

Nome:

E-mail:

Descrição do erro:

   
UOL - O melhor conteúdo
Joinville vence clássico catarinense e vai à final pela primeira vez - 25/03/2008 - UOL Esporte - Vôlei
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

25/03/2008 - 22h45

Joinville vence clássico catarinense e vai à final pela primeira vez

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Comandado pelo ex-jogador Giovane Gávio, o Tigre/Unisul/Joinville confirmou nesta terça-feira a presença em sua primeira final na Superliga masculina de vôlei. A vitória de virada no clássico catarinense contra a Cimed, por 3 a 2 (26-28, 20-25, 25-23, 25-12 e 15-13), colocou o time na decisão do quarto torneio, contra o Sada Betim.

Após amargar a vice-liderança do grupo A em dois torneios da Superliga masculina de vôlei, o Sada Betim finalmente conseguiu chegar à decisão. Com o triunfo por 3 sets a 1 sobre o Álvares Vitória (29-27, 25-23, 19-25 e 25-19) nesta terça-feira, o time mineiro terminou na primeira colocação da chave e está em sua primeira final, garantindo uma disputa inédita pelo título do quarto torneio.

Ao contrário do que ocorreu no torneio feminino, a competição masculina chega ao final do quarto torneio com quatro decisões diferentes. As mulheres do Finasa/Osasco monopolizaram a chave e disputaram todas as finais, sendo três contra o rival Rexona-Ades. Cada uma da equipes soma dois títulos.
BETIM VENCE E CHEGA À 1ª FINAL
LEIA MAIS
CLASSIFICAÇÃO DA SUPERLIGA
OUTRAS NOTÍCIAS DE VÔLEI
Únicas equipes com chance de liderar o grupo B, as equipes de Santa Catarina brigavam para disputar a última decisão antes do início da fase final, que confronta as oito melhores equipes após a realização dos quatro torneios.

Jogando em casa, o Joinville contou com o apoio da torcida, que lotou o ginásio Ser Tigre. Em busca de sua primeira final, os comandados do ex-jogador Giovane Gávio finalmente chegaram à final, depois de amargar a vice-liderança do grupo B nos segundo e terceiro torneios.

A Cimed, comandada por Marcos Pacheco, desperdiçou a chance de chegar a sua terceira final - perdeu o primeiro torneio e venceu o terceiro.

O clássico do Estado começou muito equilibrado, com as duas equipes confirmando seus ataques. Sem forçar o saque, as equipes facilitavam o passe do adversário e não conseguiam abrir vantagem considerável.

Após desperdiçar duas chances de fechar o set, a Cimed viu os rivais tomarem a frente (26-25). Mas a equipe errou menos no fim e o time da capital conseguiu vencer o primeiro set por 28-26, em 35 minutos.

O segundo set seguiu a lógica da primeira parcial e as duas equipes não permitiam o alargamento no placar. A primeira vantagem de dois pontos foi conquistada pela Cimed (18-16), que conseguiu ampliar para quatro pontos.

Em parcial marcada pela eficiência do ataque de Florianópolis (18 pontos, contra 11 dos rivais), os dois melhores bloqueios da Superliga funcionaram pouco (duas bolas de Joinville e um dos visitantes).

Se o bloqueio não foi determinante no segundo set, a terceira parcial foi praticamente decidida no fundamento. Com sete pontos do paredão, o Joinville garantiu a sobrevivência no jogo ao fechar em 25-23.

Embalados pelo bom momento, os donos da casa aproveitaram o 'apagão' na Cimed para dominar a quarta parcial. O time da capital sofria com o bom saque dos adversários e errava muitos passes, no set menos equilibrado do jogo (25-12).

Na parcial que definiria o finalista do quarto torneio o equilíbrio dos primeiros sets retornou à quadra. Os catarinenses se revezaram no placar até o fim do tie-break, quando os técnicos passaram a utilizar os reservas para aumentar o bloqueio, fundamento que definiu o último ponto (15-13) a favor dos donos da casa. Para a Cimed o consolo da liderança na classificação geral.

Embora as outras equipes do grupo B estivessem apenas cumprindo tabela no quarto torneio, a última partida da primeira fase poderia definir a oitava colocação. Com uma vitória apertada, o Fátima/UCS/Multisul venceu o Bento Vôlei, em confronto direto pela classificação. O triunfo por 3 a 2 (25-20, 22-25, 19-25, 25-19, 15-13) não foi suficiente para colocar a equipe nas finais da Superliga.

Na outra partida, o Uniamérica-Foz do Iguaçu derrotou o Purity/Cesumar por 3 a 1, com parciais de 25-19, 25-21, 23-25, 27-25.

* Atualizado às 23h06

Hospedagem: UOL Host