Favorita, a seleção cubana encontrou dificuldades para vencer a Argentina por 3 a 1 (25-22, 22-25, 26-24 e 26-24), nesta quarta-feira. Mas os caribenhos contaram com atuação destacada do jovem Leon, de apenas 15 anos, para triunfar no jogo de abertura da fase final da Liga Mundial de vôlei, disputada em Belgrado, na Sérvia.
Cuba volta à quadra nesta quinta-feira, às 12h30 (horário de Brasília) contra o Brasil, que fará sua estreia na etapa decisiva da competição. A Argentina folga, para enfrentar os comandados de Bernardinho na sexta.
Após liderar a chave mais difícil da primeira fase, Cuba foi apontada como candidata ao título. E a seleção comandada por Orlando Samuels tratou de minimizar a empolgação argentina, que disputa pela segunda vez na história a fase final da Liga.
Com o jovem Leon bastante acionado - ele foi o maior pontuador com 24 pontos -, Cuba conseguiu liderar a primeira parcial de ponta a ponta. A Argentina sofreu com falhas na recepção de saques forçados e flutuantes e chegou a ficar sete pontos atrás no marcador, mas tentou reagir.
A diferença caiu para apenas dois, mas os argentinos pararam no 22º ponto, vendo Cuba finalizar o set em 25-22. A equipe de Javier Weber começou melhor a segunda parcial e chegou a liderar no começo.
Após revezamento no placar, os argentinos consolidaram a vantagem em momento decisivo e devolveram na mesma moeda: 25-22, em bloqueio de Arroyo.
Embalada pelo bom fim de segundo set, a Argentina atropelou Cuba no início da terceira parcial. Com um jogo mais solto e com maior variação de jogadas, os
hermanos dominaram boa parte do período e chegaram ao segundo tempo técnico em vantagem (16-14).
Na perseguição, a equipe caribenha conquistou a virada no fim do set e com três aces seguidos de Leon abriu 22-19. Após 28 minutos, os cubanos retomaram o comando da partida ao fechar em 26-24.
Destaque do confronto, Leon protagonizou o lance mais inusitado no Beogradska Arena. O garoto não encaixou bem o saque, que passou direto por cima da placa de publicidade e foi parar nas arquibancadas. Mesmo com o erro do novato, Cuba comandava o quarto set, mas viu os rivais liderarem a partir do 8º ponto.
A vantagem argentina, que chegou a ser de quatro pontos, caiu para dois na chegada à segunda parada técnica. Com um eficiente bloqueio, os cubanos assumiram o controle do jogo, mas sempre perseguidos de perto. Mesmo assim, conseguiram finalizar a vitória, novamente com certa dificuldade, em 26-24.