No voleibol, é comum quando uma oposta é a maior pontuadora de um jogo. Foi o caso de Sheilla, principal pontuadora do Brasil na vitória de sexta-feira sobre Porto Rico no Grand Prix. Mas neste sábado, no triunfo por 3 sets a 0 sobre a Alemanha no Maracanãzinho, foram as jogadoras de outra posição que brilharam: as meios-de-rede.
Com 14 e 12 pontos, respectivamente, Thaísa e Fabiana comandaram a performance de gala da seleção brasileira. Tanto no ataque quanto no bloqueio, principalmente, as centrais foram as bolas de segurança da levantadora Dani Lins no jogo de hoje e não decepcionaram.
Destaque do confronto, Thaísa preferiu dividir os louros com as companheiras. "Se eu pontuei bastante, foi porque as meninas tiveram méritos. Se não tivesse uma levantadora pra levantar pra mim, eu não teria feito tantos pontos assim. Se não tivesse uma boa marcação, eu não teria bloqueado tanto. Então, acho que o mérito é para todas as meninas", comentou a meio-de-rede.
Juntas, as duas centrais anotaram 14 pontos de ataque, e no bloqueio foram outros 10 acertos. Este fundamento, aliás, foi a principal arma brasileira no jogo. Ao todo, foram 15 pontos, quase o dobro do número obtido na vitória sobre Porto Rico (sete).
Principal crítica da atuação brasileira contra as portorriquenhas, Fabiana ficou bem mais satisfeita neste sábado. "Ontem nós não jogamos bem, nosso saque não entrou, então nosso bloqueio não funcionou, até porque o time de Porto Rico tem muita velocidade", analisou a central. "Como as alemãs atacam mais alto do que as jogadoras de Porto Rico, ficou mais fácil para bloquear".
Thaísa reiterou as palavras da companheira. "Sacar bem é sempre o início de um belo jogo. A nossa equipe sempre teve um bom saque, mas acho que a gente está mais regular. Então, isso ajuda bastante para quem está lá bloqueando".
O forte bloqueio brasileiro também mereceu elogios do técnico José Roberto Guimarães. "No primeiro set, foram oito bloqueios. Naquele momento, a gente intimidou o time da Alemanha. Nós estávamos sacando e bloqueando muito bem, e as alemãs sentiram isso", avaliou.
Bom momento de Dani LinsAlém de elogiar o time como um todo, Zé Roberto fez uma análise muito positiva da performance da levantadora Dani Lins. "Hoje eu vi a Dani muito tranquila em quadra. Ela me impressionou com a personalidade, a atitude e a segurança. Acho que foi o melhor jogo dela neste ano", analisou o treinador.
A levantadora sentiu o bom momento. "Ontem eu entrei muito nervosa. Hoje estava mais tranquila, mais solta", admitiu.