Com a ausência de Emanuel por lesão, Ricardo atuou pela primeira vez ao lado de Franco na etapa polonesa de Stare Jablonki, pelo Circuito Mundial de vôlei de praia. Nesta quinta-feira, a 'nova' dupla sofreu uma derrota e terá que passar pela repescagem para seguir com chances de brigar pelo título. Alison/Harley, Billy/Bruno e Pedro Solberg/Benjamim avançaram direto para as oitavas de final, ao vencer os dois compromissos do dia.
Franco e Ricardo iniciaram a disputa nas areias polonesas com vitória sobre os letões Martins Plavins e Toms Smedins por 2 sets a 1, parciais de 21-17, 19-21 e 15-11. Mas caíram diante da dupla austríaca Daniel Hupfer/Paul Schroffenegger, próxima adversária de Alison/Harley, às 11h (horário de Brasília) de sexta-feira.
Com os resultados acumulados no primeiro dia, Ricardo/Franco vai à repescagem, onde enfrentará Petr Benes/Premysl Kubala, da República Tcheca, às 6h (de Brasília) desta sexta.
"Me sinto em casa quando venho a Stare Jablonki. É um dos lugares onde mais gosto de jogar. É uma pena que o Emanuel tenha se contundido, mas felizmente estou aqui para representar a dupla", disse Ricardo, que viu seu parceiro ficar de fora por problemas de cicatrização em um ferimento no pé esquerdo.
Líderes do ranking mundial, Alison e Harley passaram sem dificuldades pelo primeiro dia do torneio principal na cidade polonesa. Na estreia, a vitória foi sobre os ucranianos Mykola Babich e Sergiy Mykhaylov, por 2 a 0 (21-15 e 21-14) após 38 minutos.
Os brasileiros voltaram à quadra diante dos irmãos franceses Andy e Kevin Cès, e venceram mais uma vez em apenas dois sets (21-16 e 21-14). "Foi um dia ótimo para nossa dupla. Tivemos jogos contra duplas fortes, mas jogamos muito bem e tornamos as partidas tranquilas. Após cinco semanas de Campeonato Mundial e Grand Slams, sinto as duplas um pouco cansadas, mas as parcerias que estão lutando pelo título do Circuito Mundial seguem na mesma batida, então não podemos diminuir o ritmo", falou Alison.
Billy e Bruno Schmidt, que tiveram que passar pelo qualifying, terminaram o dia invictos com as vitórias sobre os britânicos Steven Grotowski e Gregg Weaver e sobre os poloneses Grzegorz Fijalek e Mariusz Prudel. O desafio dos brasileiros nas oitavas são os atuais campeões mundiais Julius Brink e Jonas Reckermann, da Alemanha, às 10h (de Brasília) desta sexta.
"Fizemos dois jogos equilibrados, mas o saldo foi positivo, afinal conseguimos duas vitórias importantes. Agora é se preparar para a sequência da competição, que será ainda mais difícil", afirmou Billy.
Pedro Solberg e Benjamin também garantiram vaga nas oitavas. Os brasileiros passaram pelos canadenses Ahren Cadieux e Martin Reader por 2 sets a 0 (21-18 e 21-19) na estreia e, em seguida, bateram o suíço Martin Laciga e o brasileiro naturalizado Bella também em dois sets (21-15 e 21-12). Às 11h de sexta, a dupla verde-amarela encara os argentinos Mariano Baracetti e Jose Salema.