O Campeonato Paulista 2009/2010 que começa no próximo dia 15 mereceu nesta segunda-feira um evento de apresentação como há muito tempo não se via para um torneio regional de voleibol. Nomes de peso entre atletas, técnicos e dirigentes estiveram presentes à sede da Fiesp, na capital, para tentar dar uma nova cara para a competição, que pretende virar exemplo para outros estaduais pelo Brasil.
Chamado de Superpaulistão, o Campeonato Paulista desta temporada, recheado de campeões olímpicos como Gustavo, Rodrigão, Giba, Jaqueline, Fofão, Mari e Sheilla, entre outros, faz parte de um grande projeto criado por uma parceria entre FPV (Federação Paulista) e CBV (Confederação Brasileira). O SPVôlei, como é chamado o plano, foi estruturado para promover a interiorização do esporte no Estado.
Para tanto, as duas entidades resolveram direcionar seus investimentos não para as quadras, mas para fora delas. Escolhida pela CBV, a FPV será usada como 'cobaia' para um novo tipo de gestão, totalmente a cargo de uma empresa de marketing esportivo, a J. Cocco Sport Marketing.
"Nosso desafio é fazer multiplicar o nosso conhecimento junto às federações, e começamos por São Paulo pela representatividade que o vôlei paulista tem, em uma tentativa de resgatar o glamour de outros tempos", explicou José Fardim, superintendente executivo da CBV.
Escolhido para comandar o projeto, José Cocco, cuja empresa é parceira da FPV há quase 18 anos, tem objetivos grandiosos. "Nenhuma empresa entra em um projeto correndo risco de não dar certo. Vamos tentar consolidar o vôlei paulista como um modelo para todo o Brasil. Se tivermos retorno no marketing esportivo, toda uma cadeia será beneficiada: investidores, clubes, atletas, técnicos, todos", enfatizou o empresário.
BANDSPORTS PODE FICAR COM AS TRANSMISSÕES |
---|
Ao final da Superliga 2008/2009, várias equipes questionaram o fato de a TV Globo e o SporTV não mencionarem o nome dos patrocinadores dos times durante as transmissões das partidas. Para o Campeonato Paulista 2009/2010 que começa neste sábado, porém, a situação promete ser diferente.
O contrato encerrado ao final da última temporada dava ao SporTV a preferência de renovação com a FPV (Federação Paulista de Vôlei) desde que fizesse uma oferta financeiramente semelhante à de uma TV concorrente. E parece que realmente haverá uma disputa.
Nesta segunda-feira, durante evento de apresentação do torneio, José Cocco, presidente da empresa que fará toda a gestão do campeonato, afirmou que a Bandsports fez proposta tentadora à FPV. |
---|
|
LEIA A MATÉRIA COMPLETA |
Desenvolvido por Cocco, o SPVôlei envolve duas diretrizes básicas: o Campeonato Paulista e o SPFest, que levará ações esportivas e estratégicas para cada uma das cidades do interior que receber as partidas do Estadual. Entre estas ações estão seminários de gestão, premissa básica do novo modelo implementado dentro da FPV.
"Quando você está há muito tempo em uma administração, você acaba criando certos vícios e se acomodando um pouco. Mas agora, nós estamos, desde setembro, fazendo uma reciclagem com os nossos funcionários. Fizemos um curso de organização em métodos e agora estamos fazendo outro de trabalho de planejamento estratégico", detalhou o presidente da FPV, Renato Pera. "A federação reconheceu que precisava de um modelo de gestão que se aproximasse das ligas e dos clubes", completou José Cocco.
E a mudança nas estratégias de marketing já conta com aliados de peso. É o caso de José Montanaro Jr, diretor esportivo do Santander/São Bernardo. "Eu vejo esse investimento em gestão como fundamental. É por isso que eu sou tão apaixonado por gestão, porque é a engrenagem para que as coisas cresçam definitivamente e não de maneira esporádica", comentou o dirigente e ex-jogador. "Acredito que seja uma nova fase do vôlei paulista e do vôlei brasileiro. Com esse investimento em
know-how, temos tudo para que o vôlei paulista seja um exemplo para os outros estados".