Tal como ocorreu em outras duas ocasiões no Circuito Mundial 2009, Ângela e Vivian passaram por um country-cota nesta segunda-feira ao superarem as compatriotas Maria Clara e Carol. Desta vez, a vitória ocorreu na etapa de Kristiansand, Noruega.
Sem a participação de Renata e Talita, que ficaram com uma vaga na chave principal graças à ausência de Ana Paula e Shelda, Vivian/Ângela e Maria Clara/Carol tiveram apenas de disputar um jogo nesta segunda. E as irmãs cariocas mais uma vez levaram a pior.
Mesmo estando cansadas por chegarem à disputa do bronze na etapa de Stare Jablonki, Polônia, no último sábado (ficaram em quarto lugar), Vivian e Ângela resistiram a uma partida de quase uma hora de duração e bateram Maria Clara e Carol por 2 sets a 1, parciais de 21-18, 18-21 e 15-10.
Com um qualificatório esvaziado, a dupla brasileira, terceira cabeça-de-chave da fase preliminar, terá que disputar somente uma partida na terça-feira em busca de uma vaga na chave principal, contra as francesas Gemise Fareau e Astruc.
Outras três duplas já estão garantidas na elite em Kristiansand: Juliana/Larissa, Maria Elisa/Talita e Renata/Val. A chave feminina da etapa norueguesa vai até sábado, com a disputa das semifinais e da decisão.