Topo

Antes fortaleza, defesa oscila no returno e faz Inter perder pontos

Marcelo Lomba em ação contra o Vitória; defesa do Inter errou em momentos decisivos - Ricardo Duarte/Internacional
Marcelo Lomba em ação contra o Vitória; defesa do Inter errou em momentos decisivos Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/11/2018 04h00

Ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Internacional comemorava o bom desempenho defensivo. O setor de retaguarda era eleito como um dos pilares da boa campanha da equipe gaúcha. Mas foi virar a metade do torneio que a proteção ao gol de Marcelo Lomba ruiu em momentos cruciais.

O empate com o Ceará foi exemplo de falhas que se repetiram no returno do Colorado. Cuesta recebe um passe apertado, tenta sair jogando e erra. O time da casa retoma e empata a partida que poderia colocar o time de Odair Hellmann apenas três pontos atrás do líder Palmeiras.

E não foi apenas este. Contra o Santos, a incerteza de Fabiano entre afastar um rebote de Marcelo Lomba ou proteger para defesa mais firme do goleiro autorizou Gabigol a forçar passagem no lance que acabou com gol contra do lateral da equipe vermelha.

No jogo contra o Atlético-PR, Patrick foi sair driblando, perdeu a bola, e o Rubro-Negro marcou. Contra o Sport, foi Charles, que tinha acabado de entrar, que errou a saída, e o time pernambucano marcou. Diante do Vitória, mesmo que o Inter tenha conseguido a virada, foi Emerson Santos que cabeceou contra a meta e acabou marcando contra o gol dos baianos.

Momentos que não configuram partidas ruins no geral, mas que isoladamente tiveram contribuição direta nos resultados.

"A gente lamenta não ter vencido, tivemos as oportunidades no primeiro tempo para matar o jogo e sofremos o gol de empate. Uma pena no fim do primeiro tempo. Mas na quinta-feira já tem outra partida importante. Diminuiu um jogo (para o fim do campeonato), mas vamos até o fim assim", disse o volante Edenílson.

O setor defensivo do Inter sofreu com várias trocas, mas independentemente de quem comece jogando os erros pontuais têm ocorrido. Tanto que apenas em partidas do returno foram 13 gols sofridos. Mais da metade dos 25 do campeonato inteiro.

Ainda assim, os comandados de Odair Hellmann ostentam a terceira melhor defesa do Brasileirão.

Na próxima quinta-feira, o adversário será o América-MG, às 21h (de Brasília), no Beira-Rio. E a zaga pode mudar caso Rodrigo Moledo, que foi desfalque contra o Ceará, volte após um desconforto muscular.