Topo

Flamengo oferece sede da Gávea para velório e cerimonial de vítimas

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/02/2019 18h38

O Flamengo ofereceu a sede da Gávea para os familiares das vítimas da tragédia que ocorreu na madrugada desta sexta-feira, no centro de treinamento Ninho do Urubu. Ainda não há, no entanto, uma definição sobre o que será feito pelos responsáveis de cada um dos envolvidos.

A ideia do Flamengo é que ocorra um velório coletivo e que, em seguida, os corpos sejam levados para suas cidades. Algo parecido ocorreu com a tragédia na queda do avião da Chapecoense, no fim de 2016.

O caso

O incêndio aconteceu nas primeiras horas desta sexta-feira. Os bombeiros foram acionados às 5h17 (de Brasília). O fogo atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base do clube e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. O local seria desativado e demolido nas próximas semanas. Autoridades do Rio de Janeiro trabalham com um problema no sistema de ar-condicionado do alojamento como principal hipótese para o ocorrido. 

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, decretou três dias de luto oficial após a tragédia. 

As vítimas

Foram confirmados 10 mortos e três feridos. Até o momento, nove vítimas foram identificadas. Christian Esmerio Candido (15 anos), Vitor Isaías (15 anos), Jorge Eduardo, 15 anos, Pablo Henrique da Silva (15 anos), Bernardo Pisetta (14 anos) e Arthur Vinicius (14 anos), Athila Paixão (14 anos), Gedson Santos (14 anos) e Rykelmo Vianna (16 anos).

Leia também:

Os sobreviventes

Os bombeiros conseguiram resgatar três garotos: Cauã Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos, Francisco Diogo Bento Alves, 15, e Jonathan Cruz Ventura, 15. 

As informações são de que Jonathan está em estado gravíssimo e será transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II. O jovem tem de 30 a 35% do corpo queimado.

O local

mapa incendio ct flamengo  - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O Ninho do Urubu fica localizado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base. O CT passou por uma reforma que terminou em novembro de 2018, com a inauguração de um módulo moderno para os profissionais. A ala utilizada pelos garotos seria desativada e demolida nas próximas semanas.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e Secretário de Defesa Civil, Roberto Robadey, o alojamento em que estavam as vítimas da tragédia não tinha documentação.

"Não é exclusividade desse local. Mas as pessoas as vezes aprovam uma planta, aí quando vai ver resolve fazer puxadinho. Aumentar. A gente lamenta que as pessoas não possam fazer um planejamento adequado. É um ato final. Existe todo um procedimento. O fato de não ter a documentação implica até que não havia segurança. Muitas vezes até existe os dispositivos de segurança, mas ainda não teve uma regularização adotamos várias medidas para simplificar esse processo para agilizar", declarou Robadey em entrevista à rádio BandNews.

Veja Álbum de fotos

Flamengo

O elenco principal do clube rubro-negro teria trabalho programado para o Ninho do Urubu na manhã desta sexta-feira. A equipe faria o último treino antes do clássico contra o Fluminense pela Taça Guanabara. Tanto a atividade quanto o jogo foram cancelados após a tragédia. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro confirmou que não haverá rodada pelo Campeonato Carioca neste fim de semana. 

Solidariedade

Diversos clubes e personalidades do esporte se pronunciaram após o incêndio. Ídolo do Flamengo, Zico se disse chocado com a tragédia.

Formado nas categorias de base do clube, Vinícius Júnior, hoje no Real Madrid, lamentou nas redes sociais e pediu orações por todos. O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão também se pronunciaram sobre o caso. Outra personalidade que também manifestou sua solidariedade foi o narrador Galvão Bueno, da Globo.  

Pelé

Meu dia começou com as notícias sobre o incêndio no CT do @Flamengo - um lugar onde jovens perseguem seus sonhos. É um dia muito triste para o futebol brasileiro. https://t.co/yQ3XmyxehS

? Pelé (@Pele) 8 de fevereiro de 2019

Neymar

Meus sentimentos pic.twitter.com/ncT15ws4Tm

? Neymar Jr (@neymarjr) 8 de fevereiro de 2019

Lukas Podolski

Uma notícia muito triste para um clube pelo qual tenho um carinho muito especial. Envio o meu apoio e condolências ao clube, aos jogadores e aos familiares e amigos. E agora mais do que nunca, Força Flamengo!!! @Flamengo pic.twitter.com/b3TbWKdcAY

? Lukas-Podolski.com (@Podolski10) 8 de fevereiro de 2019

Vasco

O CRVG lamenta profundamente o trágico incêndio no CT do @Flamengo.

A Dir. Administrativa manifesta pesar e solidariedade aos familiares das vítimas, bem como à Direção e a todos os atletas do CRF.
Colocamo-nos à disposição para auxiliar no que for necessário. #ForçaFlamengo pic.twitter.com/3vxnhARplT

? #AquiÉVasco (@VascodaGama) February 8, 2019

Fluminense

O Fluminense Football Club lamenta profundamente o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu e se solidariza com a dor do Clube de Regatas do Flamengo. Nossos pensamentos estão com as vítimas e seus familiares.

? Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 8, 2019

Botafogo

Que notícia triste o trágico acidente no Ninho do Urubu. O Botafogo manifesta sua solidariedade ao @Flamengo , a torcedores, a familiares e amigos das vítimas. #ForçaFlamengo

? Botafogo F.R. (@Botafogo) February 8, 2019

Corinthians



Estamos em choque com o trágico incêndio no Ninho do Urubu. Neste momento de dor e luto, externamos toda a nossa solidariedade ao @Flamengo, à torcida flamenguista e aos familiares e amigos das vítimas.#ForçaFlamengo

? Corinthians (@Corinthians) February 8, 2019

Santos

Toda nossa solidariedade ao @Flamengo e às vítimas do grave acidente desta manhã.

? Santos Futebol Clube (@SantosFC) February 8, 2019

Palmeiras

A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a tragédia ocorrida no Centro de Treinamento do @Flamengo e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas. #ForçaFlamengo

? SE Palmeiras (@Palmeiras) February 8, 2019

São Paulo

O São Paulo FC lamenta profundamente o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, presta condolências e manifesta sua solidariedade e pesar aos familiares e amigos das vítimas.

? São Paulo FC (@SaoPauloFC) February 8, 2019

Grêmio

A sexta-feira amanheceu triste com a notícia da tragédia no Ninho do Urubu. Manifestamos nosso sentimento e nossa solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, bem como ao @Flamengo e seus torcedores.#ForçaFlamengo

? Grêmio FBPA (@Gremio) February 8, 2019

Internacional

Estamos consternados com o trágico incêndio ocorrido no Ninho do Urubu, o CT das categorias de base do @Flamengo. Manifestamos nossa solidariedade ao clube, à torcida e aos familiares e amigos das vítimas neste momento de dor.

? S. C. Internacional (@SCInternacional) February 8, 2019

Athletico-PR

Com muita tristeza recebemos a notícia da tragédia no Ninho do Urubu. Desejamos forças a todos os amigos, familiares, funcionários e torcedores do Flamengo.
??#ForçaFlamengo

? Athletico Paranaense (@AthleticoPR) February 8, 2019

Atlético de Madri

Queremos expresar nuestras condolencias a todos los familiares de las víctimas en el incendio del centro de entrenamiento del @Flamengo y mandar toda nuestra fuerza a los heridos. https://t.co/iPNvVL6zGk

? Atlético de Madrid (@Atleti) 8 de fevereiro de 2019

Feyenoord

At Feyenoord we are shocked by the tragic events that have occured at the youth academy of @Flamengo. Our sincerest thoughts and condolences go out to those affected, their families and all staff and fans of Flamengo. #ForçaFlamengo pic.twitter.com/jrsqOkXk7q

? Feyenoord Rotterdam (@Feyenoord_int) February 8, 2019

Ronaldinho Gaúcho

Uma tristeza muito grande, meus pêsames e sinceros sentimentos a todos familiares e a nação rubro-negra. Terrível tragédia!!! pic.twitter.com/ociPSpWvVd

? Ronaldinho Gaúcho (@10Ronaldinho) 8 de fevereiro de 2019

Alexandre Pato

Flamengo muita força!!! Que tristeza! Que Deus possa confortar todos os familiares! ?? Ninho do Urubu?? E força para os que estão no hospital... ??

? PATO (@AlexandrePato) February 8, 2019

Romário

Que notícia triste esse incêndio no CT da categoria de base do Flamengo. Toda minha solidariedade às famílias dos jovens e ao Flamengo. Sonhos interrompidos e famílias devastadas.

? Romário (@RomarioOnze) February 8, 2019

Gabriel Jesus

Força
Meus sentimentos! pic.twitter.com/PjNrv0r84X

? Gabriel Jesus (@gabrieljesus33) 8 de fevereiro de 2019

Sergio Ramos

Muy tristes noticias desde Brasil. Mis pensamientos están con los #GarotosDoNinho.
Notícias muito tristes do Brasil. Meus pensamentos estão com os #GarotosDoNinho.
? pic.twitter.com/LhJq3iGmmn

? Sergio Ramos (@SergioRamos) 8 de fevereiro de 2019

CBF

A CBF acompanha com consternação as primeiras informações sobre a tragédia no CT do Flamengo. Nossa solidariedade e orações para as famílias atingidas

? CBF Futebol (@CBF_Futebol) February 8, 2019

Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol

Profundamente triste por todas as vidas e sonhos perdidos no incendio que atingiu o alojamento das categorias de base do @Flamengo. Minha solidaridade ao presidente Landim, ao clube, às famílias das vitimas, entre eles vários atletas, e meus desejos de recuperação aos feridos.

? Alejandro Domínguez (@agdws) 8 de fevereiro de 2019

Jogadores do atual elenco profissional e ex-atletas também se disseram em choque pelo ocorrido
 

De luto e chorando com os que choram com a dor dessa tragédia. Que Deus conforte e fortaleça cada pessoa envolvida. #ForçaFlamengo pic.twitter.com/Zcl5lCFj3x

? Diego Ribas (@ribasdiego10) 8 de fevereiro de 2019

A notícia de hoje é triste. Agora, meus pensamentos e minha oração estão com todos os envolvidos. Somos uma só corrente por vocês. pic.twitter.com/SbX8JZJfw5

? Gabriel Barbosa (@gabigol) 8 de fevereiro de 2019

Que aperto no coração, que Deus proteja a todos

? Gabriel batista (@_gbatista45) February 8, 2019

LUTO O Flamengo foi minha casa por 10 anos e todos sabem do carinho que tenho por esse clube. A tragédia de hoje devasta o coração de qualquer um. Triste demais ver vidas serem perdidas e? https://t.co/NqHuNy7nZ3

? Léo Moura (@leomoura2) 8 de fevereiro de 2019