Topo

Com impasse por Neymar e Coutinho, Tite convoca seleção para amistosos

Neymar foi cortado da seleção brasileira antes da disputa da Copa América e agora pode ser ausência novamente em amistosos - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar foi cortado da seleção brasileira antes da disputa da Copa América e agora pode ser ausência novamente em amistosos
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Bruno Grossi e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

15/08/2019 20h00

Amanhã (16), às 10h, Tite vai anunciar a primeira convocação da seleção brasileira depois da conquista da Copa América. A lista terá 23 jogadores, que começam a se apresentar entre os dias 1ª e 2 de setembro nos Estados Unidos, para amistosos contra Colômbia e Peru. E a grande dúvida sobre os convocados está na presença ou não de Philippe Coutinho e Neymar.

A comissão técnica sempre deixou claro que prioriza atletas que estejam em atividade, para que seja possível ter uma amostra recente de desempenho na hora de confirmar uma convocação. É exatamente esse o problema enfrentado pela dupla. Neymar não participou nem sequer de amistosos desde que a temporada europeia foi retomada. Coutinho atuou só por 23 minutos em amistoso do Barcelona contra o Napoli. E ambos vivem impasses sobre o futuro em seus clubes.

É possível, inclusive, que eles troquem de camisa nas próximas semanas. Afinal, Neymar quer deixar o Paris Saint-Germain e tem o Barcelona como um dos interessados em contratá-lo. Coutinho, por outro lado, é um grande desejo do PSG justamente para ocupar o posto de Neymar e pode ficar sem espaço no Barça com a chegada de Antoine Griezmann - e eventualmente do parceiro de seleção brasileira.

A situação dos dois principais jogadores do time canarinho tem preocupado Tite. E existe a chance de os dois não serem chamados para esses amistosos, marcados para os dias 6 e 10 de setembro, em Miami e Los Angeles, respectivamente. O que é mais difícil de acontecer é apenas um deles ser convocado, já que estão inseridos no mesmo contexto.

Pedro, do Fluminense - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Pedro perdeu mais uma chance na seleção por ter se lesionado com a camisa do Fluminense
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Lesões, suspensão e Copa do Brasil travam planos de Tite

Há ainda os casos de jogadores que, em condições naturais, seriam chamados por Tite, mas que não devem entrar na lista de amanhã. Gabriel Jesus está suspenso de jogos da seleção por dois meses. Por lesão, o técnico já perdeu certamente Neto, goleiro do Barcelona, e Pedro, atacante do Fluminense. O também goleiro Alisson, titular da seleção e do Liverpool, corre contra o tempo para se recuperar antes dos amistosos. Rodrigo Caio, zagueiro do Flamengo, vive situação parecida.

Para não prejudicar os envolvidos na semifinal da Copa do Brasil, a comissão também decidiu não convocar atletas de Grêmio, Internacional, Athletico-PR e Cruzeiro. Assim, o gremista Everton Cebolinha será desfalque. Para o futuro, porém, nomes como Santos, Léo Pereira e Bruno Guimarães, do Furacão, e Edenilson, do Inter, podem ser observados.

Ederson, goleiro da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Ederson foi campeão inglês pelo Manchester City e reserva da seleção na Copa América
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Ederson deve ser o titular no gol da seleção

Antes mesmo das lesões de Alisson e Neto, a comissão técnica da seleção brasileira já pensava em usar Ederson como titular nos amistosos contra Colômbia e Peru. Também estava nos planos testar um novato como terceiro goleiro. Everson, do Santos, foi até observado por Taffarel e Tite no clássico contra o São Paulo no sábado passado. Com tantos problemas na posição, é possível que nomes mais experientes, como Cássio, do Corinthians, ou Weverton, do Palmeiras, voltem a ter chances.

Daniel Alves, do São Paulo - Rubens Chiri / saopaulofc.net - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Daniel Alves está integrado ao elenco do São Paulo e já vai começar a atuar neste fim de semana
Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Defesa tem base definida e chance para novatos

O bom desempenho na Copa América deve fazer com que os veteranos Daniel Alves, agora no São Paulo, e Thiago Silva, do PSG, sejam mantidos por Tite na seleção já nesta lista. A defesa também deve ter Marquinhos, outro do PSG, Militão, que foi para o Real Madrid, e Alex Sandro, da Juventus, como remanescentes da Copa América. Na lateral esquerda, a tendência é que Renan Lodi, comprado do Athletico pelo Atlético de Madri, seja chamado. Sobram ainda uma vaga na lateral direita e uma na zaga, que pode ter o ex-flamenguista Samir como surpresa. O zagueiro está há quatro temporadas na Itália e chamou a atenção de Tite jogando pela Udinese, uma vez que o comandante busca nomes jovens.

Everton Ribeiro, do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Everton Ribeiro pode ser uma das surpresas de Tite na lista de convocados que será anunciada amanhã
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

No meio, pode restar apenas a vaga de Coutinho

Se Tite optar por levar Coutinho para os amistosos de setembro, é possível que só uma mudança seja feita em relação aos meio-campistas que participaram da Copa América: a troca de Fernandinho por Fabinho entre os volantes. Casemiro, Allan, Arthur e Lucas Paquetá devem ser mantidos entre os convocados. O flamenguista Everton Ribeiro e Felipe Anderson, do West Ham, estão entre os cotados para ocupar a eventual lacuna deixada por Coutinho.

Roberto Firmino na seleção brasileira - Miguel Schincariol/AFP - Miguel Schincariol/AFP
Roberto Firmino deve ser o centroavante titular da seleção brasileira contra Colômbia e Peru
Imagem: Miguel Schincariol/AFP

Ataque gera quebra-cabeça para Tite

Sem Gabriel Jesus, Pedro, Cebolinha e, talvez, Neymar, Tite pode apresentar grandes mudanças no setor ofensivo da seleção brasileira. Os garantidos por enquanto são Roberto Firmino e Richarlison, que pode ser usado como ponta ou centroavante. David Neres tem boas chances de permanecer no grupo, mesmo tendo feito uma Copa América aquém do esperado. Bruno Henrique, do Flamengo, pode ser a grande novidade da convocação. Ainda assim restariam duas vagas a serem preenchidas. Tite faz mistério.