UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/10/08/aldo-nao-da-show-mas-bate-veterano-por-pontos-e-mantem-titulo-dos-penas.htm
  • Aldo não dá show, mas bate veterano por pontos e mantém título dos penas
  • 05/05/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
O campeão José Aldo manteve seu cinturão ao derrotar o veterano Kenny Florian

O campeão José Aldo manteve seu cinturão ao derrotar o veterano Kenny Florian

08/10/2011 - 23h56

Aldo não dá show, mas bate veterano por pontos e mantém título dos penas

Maurício Dehò
Em Houston (EUA)

O brasileiro José Aldo havia prometido nocaute, mas apesar de não ter conseguido cumprir, manteve seu cinturão dos penas do UFC. Neste sábado, na edição 136 do evento, nos EUA, ele enfrentou o veterano Kenny Florian e defendeu com sucesso pela segunda vez o seu título, conquistando a 20ª vitória na carreira, em 21 lutas.

Aldo havia afirmado que tinha uma estratégia explosiva para o combate, mas as tentativas de Florian de colocá-lo no chão esfriaram o combate, gerando inclusive vaias da torcida. Ainda assim, o brasileiro foi melhor nos golpes e chutes e em duas ocasiões conseguiu ficar por cima do norte-americano. Com isso, os jurados deram a vitória por pontos, em decisão unânime, em um triplo 49-46.

"Foi mais ou menos que esperava, porque ele é um ótimo estrategista. Eu procurei conter meu ímpeto, mas prometo que na próxima eu vou vir melhor. Sabia que ele ia colocar na grade, mas eu estava preparado, defendi bem e acertei meus golpes aos poucos", declarou o campeão brasileiro.

 

Aldo e Florian começaram a luta com um minuto de estudo, mas logo Aldo mostrou a estratégia de ir para cima de Florian, o que durou pouco. Logo depois, o brasileiro foi derrubado, mas levantou-se rapidamente, por três vezes, escapando bem do rival. No minuto final, mais uma vez os lutadores ficaram colados à grade, com Florian tentando cotoveladas, sem grande sucesso.

O segundo giro teve um início em pé, mas sem grandes golpes de ambas as partes, o que gerou algumas vaias dos texanos. No quarto minuto, Aldo encontrou bem a distância e conseguiu bons dois chutes altos, aproveitando também para castigar as pernas do norte-americano.

As armas do brasileiro começaram mesmo a aparecer no terceiro round, esquivando-se com velocidade e contragolpeando com precisão, balançando o desafiante. A luta foi para o chão com Aldo por cima, mas sem capitalizar. O assalto seguinte foi mais uma vez morno, exceto por alguns acertos do campeão na trocação, principalmente nos segundos finais. O brasileiro dominou o round final, ficando por cima no chão, e foi mais ousado apenas nos segundos finais da luta.

José Aldo chegou ao UFC como campeão dos penas do WEC. Como o Ultimate comprou o evento e o fundiu ao seu, lançando a categoria pena, Aldo chegou como o titular. Ele foi campeão do WEC sobre Mike Brown, em 2009, e dentro do UFC defendeu seu cinturão uma vez.

Sua primeira luta dentro da organização foi contra Mark Hominick, no UFC 129, em Toronto. Apesar de vencer apenas por pontos após cinco rounds, ele dominou o combate o tempo inteiro e deformou o canadense.

Já Kenny Florian foi ao UFC 136 como desafiante pela terceira vez na carreira, sem ter tido sucesso em duas oportunidades de ser campeão dos leves. Ele é um recordista em categorias lutadas, tendo estreado como médio no The Ultimate Fighter e ter baixado gradativamente para meio-médio, leve e pena.

Em virada inesperada, Edgar mantém cinturão e finda novela

Na luta principal da noute em Houston, o campeão Frankie Edgar entrou no octógono contra seu único algoz da carreira, Gray Maynard. O detalhe é os pesos leves empataram em janeiro e chegaram a este combate para fechar uma novela em três capítulos. Edgar ficou com o final feliz, em uma virada impressionante.

O primeiro round foi de total domínio de Maynard, que com chutes, socos e joelhadas deixou o campeão grogue no octógono. Mas, sem o nocaute, Edgar voltou inteiro para os cinco minutos seguintes, e o desafiante não manteve o mesmo ímpeto. Foi apenas no quarto assalto que Edgar acertou uma combinação que desequilibrou Maynard e o permitiu fechar a luta com um nocaute.

"Ele me machucou no primeiro ruond, mas foi uma luta excitante. No fim, só vi qu acertei o golpe e ele caindo, então parti para fechar a luta", afirmou o campeão, que se vingou dos resultados adversos contra o compatriota.

Confira os resultados do UFC 136:
Médios: Mike Massenzio (EUA) vence Steve Cantwell (EUA), por pontos
Médios: Aaron Simpson (EUA) vence Eric Schafer (EUA), por pontos
Leves: Darren Elkins (EUA) vence Zhang Tiequan (CHN), por pontos
Pesados: Stipe Miocic (EUA) vence Joey Beltran (EUA), por pontos
Leves: Anthony Pettis (EUA) vence Jeremy Stephens (EUA), por pontos
Médios: Demian Maia (BRA) vence Jorge Santiago (BRA), por pontos
Leves: Joe Lauzon (EUA) vence Melvin Guillard (EUA), por finalização
Penas: Nam Phan (EUA) vence Leonard Garcia (EUA), por pontos
Médios: Chael Sonnen (EUA) vence Brian Stann (EUA), por finalização
Penas: José Aldo (BRA) vence Kenny Florian (EUA), por pontos e mantém título
Leves: Frankie Edgard (EUA) vence Gray Maynard (EUA), por nocaute e mantém o título

Placar UOL no iPhone