UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/10/08/sonnen-surpreende-finaliza-stann-e-provoca-anderson-silva-apos-vitoria.htm
  • Sonnen surpreende, finaliza Stann e volta a desafiar Anderson Silva
  • 19/04/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Sonnen: "Se eu vencer você (Silva) deixa a categoria. Se eu perder, eu saio do UFC"

Sonnen: "Se eu vencer você (Silva) deixa a categoria. Se eu perder, eu saio do UFC"

08/10/2011 - 23h15

Sonnen surpreende, finaliza Stann e volta a desafiar Anderson Silva

Maurício Dehò
Em Houston (EUA)

Arqui-inimigo de boa parte dos torcedores brasileiros de MMA nos últimos meses por suas polêmicas declarações contra o país e os lutadores nacionais, o norte-americano Chael Sonnen voltou ao octógono com vitória neste sábado. Após cumprir suspensão por doping na luta pelo cinturão dos médios contra Anderson Silva, o falastrão do UFC bateu um queridinho dos EUA na edição 136 do evento, realizada na cidade de Houston, nos EUA. E como não poderia ser diferente, voltou a desafiar o Aranha depois de seu triunfo.

Sonnen apostou em uma estratégia muito parecida da usada contra Anderson e dominou o combate contra Brian Stann, favorito no combate, usando o wrestling e controlando as ações no solo. No segundo round o norte-americano definiu a luta, com um katagatame, sufocando Stann.

Na entrevista ainda em cima do ringue, Sonnen aproveitou a presença de Anderson no ginásio para lançar o desafio pela revanche. “Anderson Silva, você não presta”, afirmou ele, em tom de anúncio. “Sonnen x Silva no fim de semana do Super Bowl. Se eu vencer você deixa a categoria (dos médios). Se eu perder, eu saio do UFC para sempre”, prometeu.

Enquanto Stann chegou ovacionado ao octógono e se comportando de maneira elétrica, Sonnen ouviu algumas vaias e foi frio, subindo ao ringue andando e com a expressão fechada.

DEMIAN MAIA VENCE DUELO BRASILEIRO

  • Além do fato de contar com três brasileiros em seu card, o UFC 136 teve um duelo verde-amarelo. No card preliminar da edição realizada no Toyota Center, quem se deu melhor foi Demian Maia, que voltou a vencer após uma derrota no evento.

O primeiro movimento de Sonnen foi tentando derrubar o rival, apostando desde cedo no seu wrestling, o que conseguiu após cerca de um minuto após o início. Ele conseguiu pegar as costas de Stann duas vezes. No segundo assalto, a estratégia de ir para o chão foi também foi utilizada, dando pouco espaço ao oponente.

Com cerca de um minuto para o fim do giro, Sonnen conseguiu encaixar o katagatame e forçou o rival a bater, encerrando a luta.

Chael Sonnen chegou a este combate voltando de uma suspensão por doping. Ele foi pego na luta contra Anderson Silva, em que atuou bem, mas teve seu desempenho manchado. Ele dominou o Aranha por cinco rounds na disputa pelo título dos médios do brasileiro, mas foi pego em um triângulo nos últimos instantes de luta.

Já Brian Stann veio de uma carreira em ascensão, causando inclusive temor no próprio Sonnen. Em seu último combate, ele venceu o brasileiro Jorge Santiago, de modo a fazer com que desta luta possivelmente saia o adversário de Anderson Silva em seu próximo combate. O meio-pesado Dan Henderson, que luta contra Maurício Shogun no UFC, 139 é outro candidato a enfrentar o Aranha.

Mata-leão dá vitória a “zebra”

O primeiro duelo do card preliminar levantou a torcida e teve o primeiro resultado que não dependeu da decisão dos jurados. Joe Lauzon enfrentou Melvin Guillard e venceu por finalização logo no primeiro assalto.

Guillard chegou ao octógono ovacionado e distribuindo sorrisos. Mas, logo nos primeiros instantes, foi pego por uma esquerda de Lauzon e foi parar no chão. Lauzon aproveitou e encaixou o mata-leão para ficar com a vitória, sua segunda seguida.

“Foi a maior vitória da minha carreira. Eu nem sabia que tinha esse gancho até soltá-lo. Estou muito orgulhoso”, afirmou Lauzon, que participou do reality show do UFC, o The Ultimate Fighter.

Confira os resultados do UFC 136:
Médios: Mike Massenzio (EUA) vence Steve Cantwell (EUA), por pontos
Médios: Aaron Simpson (EUA) vence Eric Schafer (EUA), por pontos
Leves: Darren Elkins (EUA) vence Zhang Tiequan (CHN), por pontos
Pesados: Stipe Miocic (EUA) vence Joey Beltran (EUA), por pontos
Leves: Anthony Pettis (EUA) vence Jeremy Stephens (EUA), por pontos
Médios: Demian Maia (BRA) vence Jorge Santiago (BRA), por pontos
Leves: Joe Lauzon (EUA) vence Melvin Guillard (EUA), por finalização
Penas: Nam Phan (EUA) vence Leonard Garcia (EUA), por pontos
Médios: Chael Sonnen (EUA) vence Brian Stann (EUA), por finalização
Penas: José Aldo (BRA) vence Kenny Florian (EUA), por pontos e mantém título
Leves: Frankie Edgard (EUA) vence Gray Maynard (EUA), por nocaute e mantém o título

Placar UOL no iPhone