UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2012/01/14/brasil-lidera-card-preliminar-sertanejo-abre-ufc-rio-com-vitoria-e-napao-finaliza.htm
  • Brasil lidera card preliminar: Sertanejo abre UFC Rio com vitória, e Napão finaliza
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra

UFC 142

Na segunda edição do UFC Rio, Aldo e Belfort são as estrelas

Divulgação
Felipe Sertanejo sobe na grade para comemorar vitória sobre Antonio Carvalho

Felipe Sertanejo sobe na grade para comemorar vitória sobre Antonio Carvalho

14/01/2012 - 22h58

Brasil lidera card preliminar: Sertanejo abre UFC Rio com vitória, e Napão finaliza

Jorge Corrêa e Maurício Dehò
Do UOL, no Rio de Janeiro*

O Brasil abriu o UFC Rio com vitória. Neste sábado, Felipe Sertanejo fez a luta inaugural do evento e conseguiu uma vitória por pontos contra o canadense Antonio Carvalho, de virada, revertendo a derrota em sua estreia no Ultimate, justamente na capital fluminense, em agosto passado. Os cariocas ainda viram a primeira finalização nas duas noitadas realizadas na capital fluminense, no retorno de Gabriel Napão, e apenas uma derrota para o país, com Ricardo Funch nestas cinco primeiras lutas.

VEJA AS IMAGENS DO UFC 142 NO RIO DE JANEIRO
Veja Álbum de fotos

O primeiro round acabou sendo desfavorável ao brasileiro, que caiu ao tentar um chute e passou boa parte do tempo tentando se livrar do canadense. De pé e com apoio da torcida, Sertanejo foi melhor e conseguiu bons golpes no rival. O segundo giro teve um ritmo mais forte, sempre em pé, e o paulistano conseguiu desequilibrar seu oponente com um belo chute alto.

Nos últimos cinco minutos, a vitória foi sacramentada por uma queda do brasileiro, que conseguiu abusar das cotoveladas, abrindo o rosto de Carvalho. Sertanejo subiu na grade para comemorar antes mesmo do anúncio oficial e foi ovacionado pela torcida.

"Pessoal, juro pelo Senhor que se não fosse por vocês eu não teria conseguido essa vitória.  Por isso, agora quero comemorar e dividí-la com todos vocês", disse o lutador.

Sertanejo estreou no UFC justamente no Rio, em agosto de passado. O paulistano na ocasião acabou derrotado por pontos por Iuri Marajó e até se surpreendeu em ganhar uma chance de voltar a lutar frente ao público brasileiro. Todos os jurados deram 29-28 para o paulistano.

Napão volta ao UFC e vence por finalização

O UFC Rio viu sua primeira finalização com a volta de uma estrela das antigas no evento. O peso pesado Gabriel Gonzaga, o Napão, que já lutou pelo cinturão da categoria, venceu Ednaldo Lula com um mata-leão no primeiro assalto.

Curiosamente, esta é a primeira finalização se combinadas as duas edições cariocas do Ultimate. Lula teve o apoio de seu companheiro de treinos Júnior Cigano em seu corner, mas não conseguiu se safar do estrangulamento imposto por Napão.

“Obrigado a todos, galera, amo vocês e foi ótimo vencer aqui no Brasil. Estou de volta”, avisou ele, que conseguiu voltar a mostrar suas raízes no jiu-jítsu, algo que ele dizia ser importante para retomar o caminho das vitórias no MMA.

PRIMEIRA DERROTA E PROVOCAÇÃO

No segundo combate do evento, o brasileiro Ricardo Funch voltou ao UFC com derrota para Mike Pyle. Ele foi pego por um soco do norte-americano, caiu após joelhada e o árbitro teve de intervir. Pyle ouviu muitas vaias, mas não se abateu e provocou o público.

Funch, que mora nos Estados Unidos, teve uma passagem com duas derrotas pelo UFC, mas vinha de vitória em outro evento. Mesmo com a torcida a seu favor, não foi o suficiente para experimentar o gosto de um trinfo no Ultimate.

Marajó dá show em luta com polêmica: finalizou ou não?

Entre os penas, Yuri Marajó chegou ao UFC Rio após estrear em agosto passado e tentando embalar no evento. Contra o japonês Michihiro Omigawa, ele fez um primeiro round excelente, conseguindo derrubar o rival com uma cotovelada voadora. Os segundos finais foram polêmicos, Marajó encaixou uma chave de braço e reclamou que Omigawa teria batido para finalizar a luta, mas o árbitro os mandou para o intervalo.

O segundo e terceiro rounds foram de amplo domínio para o paraense da ilha de Marajó. Ele manteve o controle durante todo o tempo e quase derrubou o japonês com seus socos, mas Omigawa mostrou muito poder de resistência para aguentar até o fim. O brasileiro demonstrou cansaço principalmente nos últimos cinco minutos, mas não deu brecha para surpresas.

“A chave de braço estava bem encaixada, mas infelizmente foi bem no finzinho do round. Ele foi um atleta muito duro, não saio com nocaute ou finalização, como queria, mas consegui a vitória”, analisou o paraense, que dedicou o resultado aos seus conterrâneos.

Golpe "baixo" não impede nova vitória de Tavares

No encerramento do card preliminar, Thiago Tavares, que luta pelo clube de futebol Avaí, fez um duelo muito parelho com o canadense Sam Stout, também em seu retorno ao UFC Rio. A luta foi para a decisão dos juízes, que deram o triunfo para mais um lutador da casa, em decisão unânime.

Nos dois primeiros rounds, Thiago comandou a luta, na trocação e nas tentativas de derrubar seu rival. O início do terceiro rond foi o mais “desagradável” para Thiago. Ele tomou um chute nas partes baixas, sem intenção por parte de Stout, e precisou de quase dois minutos deitado para se recuperar e retomar o combate. Nos segundos finais, Stout atacou e quase conseguiu o nocaute, mas mais uma vitória foi contabilizada para o Brasil.

No card principal do UFC 142, já invadindo a madrugada, a principal preliminar terá Vitor Belfort enfrentando o norte-americano Anthony Johnson, depois de muitos problemas do estrangeiro em bater o peso – mesmo fora do limite dos médios, ele vai entrar no octógono. O embate principal terá o campeão dos penas José Aldo defendendo seu cinturão pela terceira vez no Ultimate, contra o invicto Chad Mendes, dos EUA.

Confira os resultados completos do UFC Rio
Card principal:
Penas: José Aldo (BRA) vence Chad Mendes (EUA), por nocaute no 1º round
Médios: Vitor Belfort (BRA) vence Anthony Johnson (EUA), por finalização no 1º round
Médios: Rousimar “Toquinho” Palhares (BRA) vence Mike Massenzio (EUA), por finalização
Meio-médios: Erick Silva (BRA) é desqualificado contra Carlo Prater (BRA), por golpes ilegais
Leves: Edson Barboza (BRA) vence Terry Etim (ING), por nocaute no 3º round

Card preliminar
Leve: Thiago Tavares (BRA) vence Sam Stout (CAN), por pontos
Pesados: Gabriel Napão (BRA) vence Ednaldo Lula (BRA), por finalização no 1º round
Penas: Iuri Marajó (BRA) vence Michihiro Omigawa (JAP), por pontos
Meio-médios: Mike Pyle (EUA) vence Ricardo Funch (BRA), por nocaute no 1º round
Penas: Felipe Sertanejo (BRA) vence Antonio Carvalho (CAN), por pontos

 

*Atualizada à 1h01

Placar UOL no iPhone