Os favoritos ao título da 83ª edição da São Silvestre, São Silvestre, prova de 15 km que reunirá 20 mil pessoas na tarde de segunda-feira, já chegaram a São Paulo e estão fazendo os treinos finais no parque do Ibirapuera. Um dos últimos a entrar no hotel oficial da corrida foi o atual campeão Franck Caldeira, que chegou de Campos de Jordão no início da tarde deste sábado.
Para conquistar o bicampeonato, Franck terá de superar a esquadra queniana comandada por Robert Cheruiyot, bicampeão da São Silvestre, tricampeão da Maratona de Boston e vencedor da Maratona de Chicago. Além de Robert, o Quênia tem mais seis representantes, alguns deles competindo no Brasil há vários meses.
"Tenho consciência de que os quenianos serão meus principais adversários. Mas não posso esquecer de alguns brasileiros e sul-americanos que estão em boa forma. A São Silvestre é uma grande festa e todo mundo procura chegar aqui em ótimas condições", afirmou Franck, que ficou três semanas em Belo Horizonte, após vencer a Volta da Pampulha e treinou os últimos dois dias em Campos do Jordão.
O atleta de 24 anos está no melhor momento de sua carreira pois ganhou, além da Pampulha, a medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos e a Meia Maratona do Rio.
Um forte adversário de Franck confirmou a desistência da prova neste sábado. Clodoaldo Gomes da Silva, segundo colocado no ano passado, contundiu-se nesta semana. Segundo o técnico da equipe do Cruzeiro, Alexandre Minardi, ele teve fascite plantar (inflamação na sola do pé). Clodoaldo fez um último teste na sexta-feira, mas não foi liberado pelos médicos.
A campeã de 2006, Lucélia Peres, também chegou ao Hotel Trianon Paulista na tarde deste sábado. Lucélia não terá tarefa fácil para manter seu título.
No caminho, estão quatro quenianas de alto nível, entre elas Alice Timbilili, nona colocada no Mundial de Meia Maratona do Mundial deste ano, disputado na Itália, e Chemtai Rionotukei, que ganhou quatro provas no Brasil nos últimos dois meses. Além disso, Lucélia terá a concorrência de outras duas campeãs da São Silvestre - Maria Zeferina Baldaia e Marizete Rezende.