Destaque do jogo, Elizabeth Cambage (direita) observa a derrota da Austrália. Atuais campeãs mundias foram surpreendidas pelas donas da casa emplacando a segunda zebra da sexta-feira no Mundial
Na segunda zebra do Mundial de basquete feminino, a República Tcheca surpreendeu a atual campeã mundial, Austrália, por 79 a 68, nesta sexta-feira. Uma das principais jogadoras do mundo, a australiana Lauren Jackson teve uma partida apagada, com apenas 13 pontos. Por outro lado, as bolas de três pontos e o apoio da torcida local foram determinantes na inesperada classificação das tchecas para as semifinais.
Antes da zebra aplicada pela República Tcheca, a seleção de Belarus também havia surpreendido as favoritas russas por 70 a 53.
O início da partida foi bastante nervoso no ginásio da cidade de Karlovy Vary. Apesar de contar com a experiência de jogadoras como Lauren Jackson e Panny Taylor, as australianas mostraram nervosismo no início da partida. A pivô esteve mal na partida, acertando apenas dois arremessos de quadra em nove tentativas e somente um acerto do perímetro em seis tiros.
A instabilidade emocional do início do jogo pode ser vista no aproveitamento dos arremessos de quadra. Ao longo de toda a primeira metade de jogo, as atuais campeãs mundiais tiveram uma média de cerca de 30% nos tiros de dois pontos. A República Tcheca também não aproveitou bem seus tiros, mas contou com a pressão de sua torcida, que apoiou o time ao longo de toda a partida.
Considerada uma das melhores jogadoras do mundo e eleita MVP da última edição da WNBA, Lauren Jackson simplesmente não apareceu no jogo ofensivamente, sofrendo com a marcação dupla das tchecas. A pivô terminou a primeira etapa sem fazer um ponto sequer em apenas quatro tentativas. Ao final do primeiro tempo, as anfitriãs lideravam por 35 a 32.
As tchecas mantiveram o ritmo no início do terceiro período, abrindo dez pontos logo no retorno dos vestiários. Com Lauren apagada, a jovem Elizabeth Cambage era a melhor opção das australianas. A jogadora de 19 anos terminou a partida com 22 pontos e 10 rebotes. As tchecas se apoiavam nos tiros de três de Hana Horakova e Eva Vitecková. Enquanto a primeira terminou com 21 pontos e oito reboteas (3 acertos em 4 chutes do perímetro), a segunda anotou 27pontos (5 acertos em 10 tentativas de três).
Os primeiros pontos de Lauren Jackson vieram apenas no final do terceiro período. Os seis pontos da pivô no quarto foram importantes para ajudar a Austrália a entrar no último período perdendo por apenas um ponto: 52 a 51.
Um dos principais trunfos da seleção tcheca na partida, as bolas de três continuaram caindo no último período. Os quatro arremessos convertidos na etapa ajudaram as anfitriãs a abrirem uma diferença no placar e fechar o jogo por 79 a 68. Nas semifinais, que acontecem no sábado, a República Tcheca enfrenta a Belarus.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas