Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Por paz e vaga nas quartas, Corinthians e Flamengo fazem o jogo do ano - 05/05/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Libertadores
 
05/05/2010 - 07h01

Por paz e vaga nas quartas, Corinthians e Flamengo fazem o jogo do ano

Alexandre Sinato e Cauê Rademaker
Em São Paulo e no Rio de Janeiro

OS COMANDANTES EM GRANDE TESTE

  • Mano foi eleito para ser o técnico corintiano no centenário e tem nesta quarta seu maior teste

  • Rogério Lourenço, por sua vez, assumiu o time no duelo de ida das oitavas e ainda busca prestígio

Chegou a hora. Os clubes donos das maiores torcidas do Brasil vivem o momento mais importante do ano. Após 90 minutos (e talvez após pênaltis), a crise ameaçará Corinthians ou Flamengo. O time paulista tem pressão redobrada por culpa do centenário. O carioca tenta confirmar a recuperação. No jogo que começa às 21h50 desta quarta-feira, uma equipe avançará às quartas de final da Libertadores. A outra caminhará para dias de grande turbulência. O duelo acontece no Pacaembu.

O Flamengo começa a “decisão” vencendo por 1 a 0, vantagem construída no Maracanã. Se devolver o placar, o Corinthians leva a definição da vaga para os pênaltis. Se quiser evitar os tiros livres, o time de Mano Menezes precisa triunfar por dois gols de diferença.

Mas a mesma pressão que o Corinthians pretende fazer sobre o Flamengo também será uma sombra sobre os jogadores. O título da Libertadores virou uma obsessão no Parque São Jorge. No ano do centenário, a tensão só aumentou. A presença de nomes como Ronaldo e Roberto Carlos elevou ainda mais a expectativa.

No papel de comandante, Mano Menezes tenta controlar esse cenário. “Não acho que o Corinthians vá jogar cem anos nessa partida. Isso é uma tentativa de tornar as coisas mais dramáticas. A pressão no Corinthians é normal, assim como em outros clubes grandes”, argumentou o treinador.

O Flamengo sabe bem o que é pressão. Dias antes de vencer por 1 a 0 no Maracanã, o time vivia dias turbulentos. Andrade foi demitido. Adriano foi hostilizado pela torcida. Tudo ficou mais ameno com o triunfo sobre os corintianos, mas uma eliminação nesta quarta pode custar caro.

ARTILHARIA PAULISTA X MURALHA CARIOCA

Para o Imperador, além da paz com os rubro-negros, o jogo desta quarta é fundamental para seu plano de ir à Copa do Mundo. A convocação de Dunga será na próxima terça-feira. “Estou confiante de que poderei jogar bem no Pacaembu, ajudar meus amigos e, aí sim, carimbar um lugar na Copa.”

Do outro lado, Ronaldo vive fase negativa, a pior desde que chegou ao Parque São Jorge. Fez apenas cinco gols em 15 jogos. No duelo de ida com o Flamengo, frustrou quem esperava um Fenômeno diferente em campo, lembrando pelo menos o atacante de 2009.

Até Mano cansou. “Temos que esperar o jogo, não podemos mais ficar fazendo promessas nem adiantar a expectativa que temos. Chegou a hora de o Ronaldo dar a resposta forte. E ele tem capacidade para isso”, declarou o treinador.

No duelo tático, o Corinthians promete buscar o ataque, mas sem se descuidar na defesa. O Flamengo é o oposto: pretende ser cauteloso, mas sem abdicar do ataque. “É óbvio que vamos querer pressionar e forçar mais o jogo, estamos perdendo por 1 a 0”, disse Mano.

A OPINIÃO DOS NOSSOS BLOGUEIROS

JUCA KFOURI
Se São Paulo tivesse um estádio para abrigar um milhão de torcedores, certamente este lotaria para ver Corinthians e Flamengo
QUESADA
O Corinthians encontra para valer o maior obstáculo depois de 26 jogos na temporada, com pressão para o time de Mano vencer ou vencer
NILSON CÉSAR
Corinthians x Fla. Um dos dois gigantes ficará fora da Libertadores hoje. Se tomar um gol, entendo que o Corinthians se despedirá

“Precisamos ter postura de time grande. O Flamengo não sabe jogar recuado, ficar com a bunda lá atrás. Temos a vantagem, mas não podemos passar os 90 minutos defendendo”, argumentou Vinícius Pacheco, substituto do suspenso Michael no meio-campo.

Pelos lados do Corinthians, Mano adotou mistério. Terá os retornos de Felipe e Alessandro, mas não confirmou o restante do time. Jorge Henrique ou Defederico podem entrar, o que custaria a posição de um meio-campista. Mas a formação final só será divulgada no Pacaembu.

CORINTHIANS X FLAMENGO

Data: 05/05/2010, quarta-feira
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Auxiliares: William Casavieja (URU) e Marcelo Costa (URU)

Corinthians
Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei (Jorge Henrique), Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Flamengo
Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado, Willians e Vinícius Pacheco; Vágner Love e Adriano
Técnico: Rogério Lourenço

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host