Renato Gaúcho teve problemas para escalar o Grêmio: "não foi aqui, perdemos em Porto Alegre"
O técnico Renato Gaúcho evitou críticas diretas ao Grêmio e definiu que seu time não perdeu a classificação na derrota para o Universidad Católica por 1 a 0 nesta quarta-feira, mas no jogo de ida, terça-feira da semana passada, quando levou 2 a 1 em Porto Alegre. Segundo o técnico, não houve erro nas alterações e o resultado foi fruto da falta de opções gerada pelos problemas do elenco.
"Não acho que demorei para trocar o time (Renato Gaúcho fez a primeira troca a 18 minutos do segundo tempo). Se você perde sete jogadores a situação fica difícil. Não adianta querer sair atacando que nem índio. Nosso plano era fazer um gol, depois disso ir com tudo. Aí pelos 20 minutos (na verdade 17 do segundo tempo), tivemos uma chance com Viçosa. Tem que pensar em quem vai por, não adianta empilhar atacantes. O time esteve bem, foi equilibrado. Mas não perdemos a classificação hoje, perdemos na última terça-feira, em Porto Alegre", disse o comandante.
Renato Gaúcho iniciou a partida com três volantes e sacou pela segunda vez consecutiva Leandro, um dos principais destaques ofensivos da equipe. Mais tarde, Escudero e Vinícius Pacheco entraram no jogo, mas nada fez mudar o quadro de poucas oportunidades criadas.
"Tivemos muitas dificuldades, mas a 'rapaziada' lutou. Chega um determinado momento que se precisa abrir o time. Daí eles aproveitaram isso e fizeram o gol. A Libertadores é difícil. Quando se tropeça em casa, fica difícil recuperar fora. Lá (em Porto Alegre no jogo de ida) ficamos com 10 homens, brigamos, e tomamos gol no contra-ataque. É isso, quem não faz acaba sendo desclassificado", explicou Renato.
Para não fugir à regra, Renato seguiu os dirigentes e também se viu responsável pela eliminação. "Todos são responsáveis, do roupeiro ao presidente. Quando se ganha, o título é coletivo, agora também. Mas se querem encontrar um culpado: pronto. O culpado é Renato Portaluppi e ninguém mais", finalizou.
O Grêmio volta a Porto Alegre no fim da tarde desta quinta-feira. Os treinamentos reiniciam na sexta. A meta agora é amenizar a crise vencendo o Campeonato Gaúcho. Inter e Grêmio eliminados da Libertadores travarão dois duelos nas próximas semanas. O primeiro encontro ocorrerá no domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio.
Sair
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas