Construtora não dá prazo para retomar obras do Beira-Rio e diz aguardar parceiros

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divugalção/AI Inter

    Obras do estádio Beira-Rio estão paradas há 231 dias e empreiteira aguarda parceiros

    Obras do estádio Beira-Rio estão paradas há 231 dias e empreiteira aguarda parceiros

A construtora Andrade Gutierrez voltou a se manifestar sobre a reforma do estádio Beira-Rio. Nesta sexta, através dos jornais de Porto Alegre, a empresa emitiu uma nota oficial sem previsão para assinatura do contrato com o Internacional. Desta forma, a empreiteira não tem nenhuma data para retomar as obras em um dos palcos da Copa do Mundo de 2014.

No texto protocolar,e que quebra uma posição inacessível e que gera irritação em Porto Alegre, a construtora repassa a demora para terceiros. Tudo por conta da falta de garantias financeiras dos parceiros que irão participar da Sociedade de Propósito Especifico que irá bancar a maioria da verba do orçamento, perto dos 300 milhões de reais.

“Essa é única pendência relevante para formação da SPE, uma vez que as garantias financeiras são necessárias para pleitear a linha de financiamento ao projeto no BNDES. A Andrade Gutierrez já apresentou as suas garantias, de acordo com seu montante de participação. As dos demais sócios dependem de uma posição da instituição financeira que atua como agente representativo do banco de fomento no Estado”, diz o texto.

A manifestação da Andrade Gutierrez via páginas de jornal não é novidade. Em outubro de 2011, a construtora revelou por meio dos periódicos que só irá bancar 20% do valor total da reformulação do estádio. Foi naquela oportunidade que o negócio acabou tendo detalhes revelado. Um dele é exatamente a criação de uma SPE para administrar as ações em Porto Alegre.

Sem os parceiros, sem a SPE, a Andrade Gutierrez não obteve ainda o financiamento junto ao BNDES. E não tendo nada disso, a construtora se nega a assinar o contrato de parceria por 20 anos com o Inter. As obras do estádio Beira-Rio estão paralisadas há 231 dias.

Confira a nota na íntegra:

A Construtora Andrade Gutierrez informa que a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) responsável pela reforma e ampliação do Beira-Rio, na qual a construtora terá 20% de participação, já tem definidos os demais investidores necessários à viabilização do projeto, restando apenas a negociação da estrutura de garantias desses potenciais sócios.

De fato, essa é única pendência relevante para formação da SPE, uma vez que as garantias financeiras são necessárias para pleitear a linha de financiamento ao projeto no BNDES.

A Andrade Gutierrez já apresentou as suas garantias, de acordo com seu montante de participação. As dos demais sócios dependem de uma posição da instituição financeira que atua como agente representativo do banco de fomento no Estado.

A construtora concentra seus esforços nessa definição, mas tem respeitado prazos que independem da empresa e são impostos pelos órgãos responsáveis. Finalizados os acordos com as instituições financeiras e, consequentemente, formada a SPE, o contrato com o S.C. Internacional será assinado.

Nessa ocasião, a Andrade Gutierrez, juntamente com o S.C. Internacional, informará todos os detalhes do modelo de negócio, assim como o cronograma das obras. A Andrade Gutierrez reafirma seu compromisso com o projeto, esclarecendo que ainda há prazo suficiente para o término da reforma do Estádio Gigante da Beira-Rio tendo como objetivo a Copa do Mundo de 2014.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos