O clima parecia o de uma conquista de título. Torcida, jogadores e até o técnico Mano Menezes se comportaram como se o último sábado representasse o episódio mais importante do Corinthians na atual temporada. Em meio a essa euforia e aos planos para o retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, ficou até complicado lembrar que ainda faltam seis rodadas para o término da Série B e que o time alvinegro precisa vencer os próximos três para ser campeão sem depender de outros resultados.
A vitória deste sábado levou o Corinthians a 70 pontos na Série B. Com 18 pontos em disputa, os paulistas têm 11 de vantagem para o vice-líder Avaí. Portanto, subirão sem depender de outros placares se vencerem as três próximas partidas - se triunfarem em duas e empatarem em uma, ainda poderão ser alcançados pelos catarinenses na pontuação e no número de vitórias, levando a decisão ao saldo de gols.
"Temos uma situação encaminhada, que é o acesso, mas ainda não somos campeões. A competição está aberta e há times que podem nos alcançar, como o Avaí. Não podemos relaxar porque atingimos um primeiro objetivo", avisou o comandante alvinegro.
O meia Douglas corroborou as palavras de Mano Menezes sobre o fim de temporada do Corinthians. Ao contrário da maioria dos atletas alvinegros, que comemorou de forma efusiva, o camisa 10 adotou tom mais comedido ao falar sobre a situação atual.
"Conseguimos algo importante, mas o momento agora é descansar e pensar em outra meta. Ainda temos de brigar pelo título nas últimas rodadas. Isso é muito importante", analisou o autor do primeiro gol alvinegro no sábado.
Contudo, o discurso de valorização do título não é condizente com o planejamento de Mano Menezes, que pretende poupar titulares na reta final da Série B. Os testes no elenco já começarão na próxima rodada, quando o Corinthians não poderá escalar o zagueiro William e o lateral-esquerdo André Santos, punidos com o terceiro cartão amarelo diante do Ceará.
"O que eu posso dizer é que todos os atletas vão ter no mínimo uma oportunidade. Quero fazer algumas avaliações na reta final, com algumas situações que são importantes para que os jogadores participem. Vou mudar mais o time", revelou o comandante.
As seis últimas partidas da Série B também devem servir para Mano Menezes avaliar jogadores oriundos das categorias de base do Corinthians. "Já temos muitos atletas formados aqui no elenco, mas precisamos dar jogo a eles. Vamos mesclar sempre, mas a prioridade vai ser a montagem de uma equipe forte", encerrou.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)