Nem Robinho, nem Cristiano Ronaldo. Quem brilhou no clássico de Manchester, neste domingo, foi Wayne Rooney, autor do gol da vitória do United sobre o City por 1 a 0, no estádio City of Manchester, pela 15ª rodada do Campeonato Inglês.
O brasileiro e o português, que voltaram a se enfrentar 11 dias depois do amistoso entre suas seleções, em Gama, tiveram atuação discreta. O primeiro não teve nenhuma chance sequer para marcar. O segundo foi expulso por colocar as mãos deliberadamente na bola em cruzamento na área. Rooney, que marcou pela centésima vez por clubes, por pouco não entrou para a história anotando um gol do meio-de-campo, no último minuto.
Com o triunfo, o United voltou a vencer o arqui-rival após dois anos e manteve-se na terceira colocação, com 28 pontos. A boa campanha do City na Copa da Uefa, em que já está praticamente classificado para segunda fase, não se reflete na Premier League: é apenas o 14º, com 17 pontos.
Mesmo atuando na casa do adversário, o United impôs sua melhor qualidade técnica e dominou todo o primeiro tempo. Os laterais Rafael e Evra apoiaram bem e de seus pés nasceram três boas chances. O gol, porém, saiu apenas aos 41min: Rooney aproveitou rebote do goleiro Heart após chute de Carrick e só tocou para as redes.
O City só assustou quando Van der Sar saiu mal em jogada pelo alto e Ireland bateu rente à trave. Acuados, os anfitriões apenas assistiram ao toque de bola do rival. Robinho tentou resolver a falta de fluência no ataque buscando a bola no meio, mas também não conseguiu dar sequência às jogadas.
A entrada de Elano no segundo tempo melhorou a produção ofensiva do City, que passou a pressionar, ainda mais quando ficou com um jogador a mais devido à infantilidade de Cristiano Ronaldo, aos 25min. A equipe de Robinho quase empatou em desvio do capitão Dunne afastado pela zaga em cima da linha. No contra-ataque, Rooney bateu do meio-de-campo e o goleiro Heart, que havia tentado cabecear em escanteio, conseguiu evitar o que seria um golaço de cobertura.
No próximo fim de semana, o City pegará o Fulham, em Londres. Antes disso, a equipe voltará a campo pela Copa da Uefa, diante do Paris Saint-Germain, em Manchester. O United receberá o Sunderland no Old Trafford.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)