O primeiro treino de Ronaldo pelo Corinthians foi um prenúncio de como deverá ser a rotina do atacante no Parque São Jorge. Diante da expectativa de muitos torcedores e da grande presença da imprensa, o clube adotou alguns cuidados para proteger seu principal reforço para 2009.
Ronaldo e os demais jogadores ficaram grande parte do tempo no Ceproo realizando testes físicos e exercícios na academia. Cinegrafistas e fotógrafos não puderam entrar no local. Durante o ano, a entrada foi permitida com freqüência. Assim, todos os jornalistas ficaram postados e espremidos nas grandes janelas de vidro para acompanhar a atividade.
Pouco depois das 16h, Ronaldo apareceu pela primeira vez no Ceproo sem o uniforme de treino do clube. Ao notar a quantidade de jornalistas que o observavam, o atacante imediatamente retornou para o vestiário e se trocou. Já devidamente uniformizado, o camisa 9 retornou à sala, cumprimentou todos os funcionários presentes e fez alguns exercícios rápidos.
Aos poucos, os demais jogadores também começaram a treinar diante das câmeras. Diogo, Cristian, Dentinho e Felipe foram os primeiros. Entre cumprimentos e brincadeiras, o reencontro do elenco alvinegro após as férias acabou marcado pelo simples fato de
Fenômeno estar presente.
Por volta das 17h, boa parte do elenco foi para o gramado correr. Ronaldo, contudo, seguiu no Ceproo, assim como o uruguaio Acosta. Diante das centenas de sócios, seguranças do clube fizeram um cordão nas proximidades das janelas de vidro.
Ao mesmo tempo, a diretoria apresentou na sala de imprensa Túlio e Jorge Henrique, que ficaram em segundo plano diante do interesse sobre o
Fenômeno. "A minha responsabilidade independe de quem o Corinthians contrata. Estou vestindo a camisa do clube e isso já é uma responsabilidade muito grande", opinou Túlio.
Enquanto os sócios tiveram acesso liberado para as arquibancadas, torcedores comuns permaneceram do lado de fora. Eles tentaram observar a movimentação sobre os portões de entrada para o estádio.
Ronaldo encerrou sua atividade física às 18h15, após correr no Ceproo. Entre goles de água, o atacante se divertiu durante o exercício acompanhando um programa de humor esportivo na televisão instalada na sua frente.
A cerca de cem metros dali, o Corinthians restringiu o acesso da imprensa na parte social do clube, onde sócios e torcedores se aglomeraram para acompanhar a chegada dos remanescentes de 2008 e de Ronaldo, Túlio e Jorge Henrique. Também acertados, Jean e Escudero ainda não foram apresentados.
Ronaldo, como já era esperado, voltou a atrair a atenção redobrada sobre o Corinthians. Equipes de jornalistas que não acompanham futebol foram ao Parque São Jorge principalmente para observar o
Fenômeno, tratado como celebridade.
*Atualizada às 18h26 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)