Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Messi brilha outra vez e assegura vitória do Barcelona sobre lanterna - 11/01/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
11/01/2009 - 19h56

Messi brilha outra vez e assegura vitória do Barcelona sobre lanterna

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Vencer se tornou algo comum pelos lados do Barcelona, mesmo quando a equipe comandada por Guardiola não faz uma brilhante partida. No duelo entre o melhor e o pior do Campeonato Espanhol, o time catalão evitou uma zebra e sofreu para vencer por 3 a 2, em Pamplona, em partida marcada por duas viradas. Quem brilhou foi, novamente, o argentino Messi, que anotou o gol que manteve a tranquila liderança da temporada 2008/2009 e ampliou a invencibilidade na competição nacional.

Jesus Diges/EFE
Messi brilhou mais uma vez na vitória do Barcelona por 3 a 2 contra o Osasuna
Jesus Diges/EFE
Xavi e o camaronês Samuel Eto'o fizeram os outros dois gols do Barça no confronto
BRASILEIROS BRILHAM NA EUROPA
VEJA A TABELA DO ESPANHOL
RAÚL BRILHA NA VITÓRIA DO REAL
MANCHESTER FAZ 3 NO CHELSEA
FUTEBOL PELO MUNDO
"Sabíamos que seria uma partida muito complicada diante do Osasuna. Fizemos um primeiro extraordinário em todos os sentidos. Porém, não jogamos bem na segunda etapa. Só não perdemos por causa do talento de nossos jogadores. O jogo de hoje serve de lição para o futuro", comentou o técnico Guardiola.

Com isso, a equipe dos brasileiros Daniel Alves e Sylvinho, que contabiliza impressionantes 17 partidas sem derrota no Espanhol, chega aos 47 pontos, 12 a mais que Real Madrid e Sevilla. Essa distância não é por acaso. Reflete uma campanha quase irretocável. São 15 vitórias em 18 jogos disputados, dono do melhor ataque (54 gols) e da defesa menos vazada (13 tentos). Não bastasse isso, comprova, mais uma vez, o excelente momento de Lionel Messi.

Cinco dias após marcar três gols na convincente vitória sobre o Atlético de Madri pela Copa do Rei e deixar ovacionado o estádio Vicente Calderón, o argentino ditou o ritmo do Barcelona. Quando esteve bem em campo, os catalões dominaram o confronto. Isso ocorreu em toda a primeira etapa. E foi justamente o argentino quem mostrou como seria o jogo, principalmente no primeiro tempo. Logo aos 10min, driblou dois defensores e tocou na saída de Roberto. A bola, no entanto, bateu na trave.

Aliás, o primeiro tento do Barcelona só não aconteceu por causa de um dia inspirado do goleiro do Osasuna. Transformou-se numa espécie de paredão diante da pressão do ataque catalão, que criou uma série de oportunidades com Henry e Eto'o. Só não conseguiu evitar o gol do camaronês, aos 45min da etapa inicial. O atacante recebeu de Messi e tocou no canto. 1 a 0.

Tudo levava a crer que era o início de mais uma tranquila vitória, principalmente pelo domínio dos visitantes. O goleiro Valdes, por exemplo, foi um mero espectador. Mas não foi o que se viu no segundo tempo. O Osasuna voltou com um ânimo totalmente diferenciado e partiu para cima do adversário.

Por incrível que pareça, chegou ao empate, aos 17min, com Miguel Flaño, que tocou de cabeça e deixou tudo igual. A partir daí, a torcida local se empolgou e empurrou a equipe para a virada. Dez minutos depois, Pandiani aproveitou cruzamento da direita e virou o placar.

A zebra começava a aparecer em Pamplona. Mas durou pouco tempo e o Barcelona mostrou porque é melhor time da temporada. Aos 35min, Daniel Alves fez linda jogada pela direita e rolou para Xavi, que chutou firme para empatar. Quatro minutos mais tarde, argentino Messi pegou na entrada da área e bateu forte no canto direito de Roberto para definir mais uma vitória do Barcelona.

Atualizado às 21h25h

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host