Uma numerosa delegação do Paraguai desembarcou em Campo Grande (MS) nesta terça-feira para tentar convencer a comitiva da Fifa, que faz vistoria para a Copa 2014 na região, a escolher a capital do estado onde fica o Pantanal para ser uma das 12 subsedes da edição do torneio no Brasil. As informações são da assessoria do evento.
"Todos os paraguaios querem que Campo Grande seja escolhida como uma das sedes. É uma questão social. Pela proximidade, o povo de qualquer cidade paraguaia terá amplas condições de vir assistir aos jogos, o que já não será possível, por exemplo, na Copa de 2010, na África do Sul. Faremos tudo que estiver a nosso alcance. Porque aqui em Campo Grande, caso o Paraguai se classifique para a Copa, certamente atuaremos como se estivéssemos em casa", ressaltou o secretário nacional de Esportes do país, Feliciano Frutos.
O grupo, liderado por Feliciano Javier Dacak Frutos, conta ainda com os governadores Juan Ramirez, do Departamento de Amambay, e Emilio Pavon, do Departamento de Concepcion, e três intendentes municipais: Jorge Martinez (Capitan Bado), Luiz Hermínio Acosta (Concepción) e Blas Medina (Belén).
De acordo com a assessoria da vistoria, Paulo Reichdart, membro do comitê executivo da Associação Paraguaia de Futebol, também foi a Campo Grande para ratificar o apoio da entidade. Eles chegaram à cidade acompanhados pelo vice-prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, e pelo secretário municipal de Integração e Turismo, Marcelino Nunes de Oliveira.
Além da intenção de deixar a Copa 2014 mais próxima do país, a comitiva paraguaia deixou claro que também pensa em lucrar caso Campo Grande se torne sede. "A região de Amambay tem no turismo uma de suas principais fontes de arrecadação e não há dúvida de que a Copa nos beneficiará. Mas acho que o grande ganho será a integração", destacou o governador de Amambay, Juan Ramirez.
A Associação Paraguaia de Futebol, representada por Paulo Reichdart, já trabalha, inclusive, para ter a região como a sua subsede. "Após ajudarmos a garantir Campo Grande como uma das sedes da Copa de 2014, nosso trabalho será para classificar a seleção paraguaia e, depois, lutar para que a nossa subsede seja aqui", afirmou Reichdart.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)