Com um gol do argentino Lionel Messi, o Barcelona venceu o Getafe por 1 a 0 fora de casa, neste sábado, e assegurou a permanência da vantagem na liderança do Campeonato Espanhol. Os catalães subiram para 78 pontos, nove a mais que o Real Madrid, que ainda entrará em campo, contra o Recreativo Huelva, fora de casa, a partir das 17 horas (horário de Brasília). Já o Getafe ficou com 34 pontos, perto da zona do rebaixamento.
Este é a sexta vitória seguida do Barcelona no Espanhol e sem levar nenhum gol. Já na Liga dos Campeões, o time do técnico Josep Guardiola vinha de um empate fora de casa com Bayern de Munique, que garantiu a equipe nas semifinais, uma vez que o duelo de ida havia sido 4 a 0 para os espanhóis.
O lateral-direito da seleção brasileira, Daniel Alves, participou do jogo em que o Barcelona foi muito mais presente no ataque. Foram dez finalizações no primeiro tempo, contra apenas duas dos anfitriões.
Destas dez dos catalães, sete foram na direção do gol. Em uma delas, o argentino Lionel Messi recebeu de Xavi e, perto da linha da pequena área, bateu para abrir o placar, aos 19 minutos.
No segundo tempo, o Barcelona diminuiu o ritmo, mas mesmo assim continuou sendo mais perigoso que o adversário. Foram três finalizações contra penas uma do Getafe. Messi continuou sendo o mais acionado ataque, apesar de o segundo gol não ter saído.
"(O trabalho de toda a equipe) foi importante para ganhar o jogo, pois foi muito difícil. Ainda é muito pouco para conquistar o campeonato e não podemos cruzar os braços agora que estamos próximos do título", destacou Messi, após a partida.
Também neste sábado, o Atlético de Madri recebeu o Numancia e venceu por 3 a 0 com gols de Banega, aos 17, Forlan, aos 34, e Simão, aos 45 minutos do segundo tempo. Com este resultado, o time da capital foi aos 49 pontos e subiu, ao menos temporariamente, para a quarta colocação. Os visitantes ficaram em penúltimo lugar, com 28.
* Atualizada às 18h46 e com agências internacionais UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)