Topo

Novo penteado de Pará e Corinthians na lanterna marcam rodada dos estaduais

Satiro Sodré/SSPress/Botafogo
Imagem: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo

Do UOL, em São Paulo

13/02/2017 06h00

A rodada de fim de semana dos campeonatos estaduais foi marcada por notícia triste: no último domingo (12), na porta do Engenhão, um torcedor foi morto a tiros antes de a bola rolar para Botafogo e Flamengo, clássico que perdeu a graça diante dos fatos.

Em campo, no Rio, quem chamou a atenção foi Pará e seu novo penteado. Em São Paulo, o Santos venceu com gol para lá de polêmico, e o Corinthians atingiu números ruins no campeonato - o time é lanterna do Grupo A e tem o pior ataque da competição. Rogério Ceni voltou ao Morumbi, agora como técnico, e levou "frango" na beira de campo.

E teve mais: Eduardo Baptista perdeu a primeira e a torcida palmeirense já pede a volta de Cuca. O Internacional segue sem vencer no Rio Grande do Sul, a exemplo do Atlético-PR no Paraná. O Galo tem um lateral-artilheiro (isso mesmo, lateral), o hino nacional provocou confusão em São Paulo... Confira o que de mais relevante aconteceu nos campos do país.

Torcedor é morto a tiros na porta do Engenhão

A briga generalizada que tomou conta das ruas próximas ao setor norte do Engenhão, neste domingo (12), antes de Botafogo x Flamengo deixou um saldo para lá de negativo. Um torcedor morreu, outros três foram baleados e cinco foram levados para um hospital municipal próximo ao estádio por conta da confusão.

Diego Silva dos Santos, de 28 anos, foi a vítima fatal: ele foi baleado no peito, chegou ao hospital já em estado grave e não resistiu aos ferimentos.

Que estilo é esse, Pará?

Engenhão - Satiro Sodré/SSPress/Botafogo - Satiro Sodré/SSPress/Botafogo
Imagem: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo

Em campo, no clássico do Rio, quem chamou a atenção foi o lateral direito Pará, do Flamengo. Não que ele tenha tido uma atuação incrível, longe disso. O jogador foi destaque pelo novo penteado: uma mistura de trancinhas com rabo de cavalo... enfim, é até difícil de definir. Veja na imagem acima.

Corinthians atinge marcas negativas

O público pagante de 18.046 para o jogo do Corinthians contra o Santo André, no último sábado, foi o segundo menor já registrado na história da Arena. Nem a apresentação de Jadson à torcida fez as arquibancadas encherem. Pior do que isso (e do que a derrota por 2 a 0 do time da casa) são as marcas que o alvinegro atingiu no estadual: é agora o lanterninha do Grupo A, com três pontos e saldo de gols inferior aos de Botafogo-SP e São Bernardo, e tem o pior ataque do torneio, com apenas um gol marcado - ao lado de Palmeiras e São Bento.

Se Corinthians e Palmeiras têm dois dos stores ofensivos menos eficientes da competição até aqui, o São Paulo também é dono de posto ruim: de pior defesa, com seis gols sofridos, ao lado de Linense, RB Brasil e Ponte Preta.

Aguenta a turma do amendoim, Eduardo Baptista

Treinador do Palmeiras, Eduardo Baptista já sofre com a pressão dos torcedores. Depois de estreia pouco animadora e com vitória magra, perdeu pela primeira vez em 2017 no último domingo: fora de casa, o alviverde foi derrota pelo Ituano por 1 a 0. A turma do amendoim (na versão digital) pegou no pé do comandante e pediu o retorno de Cuca, campeão brasileiro com a equipe na temporada passada. Durante a partida, aliás, Cuca atingiu o topo da lista de assuntos mais comentados do Twitter.

Santos vence com gol irregular

O Santos conseguiu vitória nos acréscimos por 3 a 2, no Pacaembu, em uma jogada bastante criticada pelo Red Bull. O gol que deu o triunfo para o time alvinegro aconteceu após bate rebate na área, com o atacante santista Kayke finalizando. Os rivais alegam que a bola não ultrapassou a linha final - se isso ainda é dúvida, apesar dos replays de todos os ângulos, é certo que o camisa 18 do alvinegro lançou a bola ao gol com o braço. O lance foi irregular.

Vale destacar: Antes disso, o time de Campinas também anotou gol que não deveria ter sido validado, com Nixon, que estava em posição de impedimento.

Fluminense volta a jogar para 1,5 mil pessoas

Fluminense - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C. - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

De novo mandante no estádio Los Larios, de Xerém, o Fluminense tornou a jogar para cerca de 1,5 mil espectadores. A estrutura comporta apenas 6 mil pessoas. Para ser exato, foram 1.596 torcedores acompanhando o time in loco na vitória sobre o Bangu - para uma renda pouco superior a R$ 30 mil. Na apresentação anterior no mesmo estádio, contra a Portuguesa-RJ, o píblico já havia sido baixo: 1.534 pessoas.

Internacional e Atlético-PR seguem sem vencer nos estaduais

Internacional - Ricardo Duarte/Internacional - Ricardo Duarte/Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

O Internacional continua sem ganhar no Campeonato Gaúcho 2017. No sábado, o time de Antônio Carlos Zago empatou com o Caxias em 1 a 1, em jogo da terceira rodada, no estádio Beira-Rio. A atuação do Colorado não foi boa. Situação semelhante à que vive o Atlético-PR: focado na Libertadores, o time tem utilizado equipe alternativa no Paranaense e paga caro por isso - em três rodas, soma dois empates e uma derrota, sofrida no domingo, por 2 a 1, contra o Prudentópolis.

Atlético-MG tem um lateral-artilheiro. Sim, lateral...

Danilo - Bruno Cantini/Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Depois que ganhou a posição de titular no Atlético-MG, Danilo tem surpreendido de forma muito positiva. Na tarde do último domingo, o jogador atuou pela terceira vez entre os onze iniciais e voltou a balançar as redes. Diante do Uberlândia, o lateral marcou seu terceiro gol, o que o credencia como novo artilheiro do Campeonato Mineiro.

Rogério Ceni leva "frango" na beira do campo

Rogério Ceni estreou no Morumbi como técnico do São Paulo no último domingo, contra a Ponte Preta. Bastante agitado à beira do campo, o ex-goleiro chegou até a tomar um ''frango'' no primeiro tempo do duelo válido pelo Campeonato Paulista. Veja no vídeo. Os rivais, é claro, não perdoaram na internet.

Nova lei provoca confusão com hino nacional em São Paulo

hino - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma nova lei aprovada pelo Senado Federal em dezembro do ano passado tem causado confusões antes do início de jogos do Campeonato Paulista. Pensando que o hino nacional não seria reproduzido na íntegra, as equipes começaram a se cumprimentar no final da primeira parte da canção. O problema foi verificado em duas partidas no fim de semana: Red Bull x Santos e São Paulo x Ponte Preta.