Fuga de rival e mando. O que vale a rodada final para times de SP, RS e MG

Do UOL, em São Paulo

  • Marcello Zambrana/AGIF

    São Paulo de Cueva ainda busca primeira colocação do grupo no Paulista

    São Paulo de Cueva ainda busca primeira colocação do grupo no Paulista

A rodada final da fase de classificação de três importantes estaduais será disputada às 17h (de Brasília) deste domingo com oito de nove times da Série A já garantidos nas quartas de final. Porém, com exceção de Cruzeiro e América-MG, as demais equipes entram em campo em busca de pontos que podem ser importantes nas fases seguintes dos campeonatos Paulista, Gaúcho e Mineiro.

Entre estes nove clubes, apenas o Grêmio não está garantido nas quartas. O atual campeão da Libertadores usou um time reserva nas primeiras rodadas, flertou com o rebaixamento e precisa de uma vitória neste domingo para avançar. Já Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Atlético-MG e Internacional jogam por objetivos distintos. Todos os jogos serão disputados às 17h (de Brasília).

Veja abaixo o que está em jogo para os times da Série A de Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul neste domingo:

Paulista - veja tabela aqui

Apenas uma vaga para as quartas de final do Campeonato Paulista está aberta, mas a disputa por vantagem de mando de campo na fase final traz importância a todos os jogos envolvendo os grandes do Estado.

De acordo com o regulamento do Paulista, os pontos obtidos nas fases de mata-mata seguem sendo somados. Assim, a colocação geral da fase grupos não é definitiva e a soma de pontos até mesmo para as equipes classificadas é importante para eventuais vantagens nas semifinais e final.

Neste cenário, o Corinthians enfrenta o Botafogo em Ribeirão Preto de olho em mais pontos para ter o direito de decidir em casa na semifinal e até mesmo em uma eventual decisão. Já garantido na primeira colocação do Grupo A, o time é o atual segundo colocado geral do campeonato, três pontos atrás do Palmeiras (23 a 20).

Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras busca pontos de olho em vantagem nas fases seguintes
Os corintianos também vão ficar de olho nos outros jogos da rodada para conhecer o seu adversário nas quartas. O Ituano, que recebe o Palmeiras, tem um ponto de vantagem para o Bragantino, que joga em casa contra o São Caetano. Quem terminar a rodada na frente enfrentará o Corinthians nas quartas de final, que serão disputadas em duas partidas.

Na mesma situação está o Palmeiras, que com um empate em Itu confirmará a primeira colocação geral da fase de grupos e ficará mais próximo de vantagem no mando de campo na semifinal e final. Nas quartas, seu adversário será o Novorizontino.

Para o São Paulo, a vaga foi garantida mesmo com a campanha aquém do esperado. Mas a preocupação tricolor com a rodada é mais imediata do que a dos rivais. Na frente do São Caetano graças ao saldo de gols, o clube precisa de um resultado igual ou melhor do que o time do ABC para ter a vantagem de decidir em casa nas quartas. O São Paulo encara o Red Bull no Morumbi e o São Caetano visita o Bragantino.

O Santos, por sua vez, também precisa pontuar contra o São Bento em casa para garantir a vantagem de decidir em casa na próxima fase. Um empate já será o suficiente caso o Botafogo-SP não consiga uma improvável goleada por mais de seis gols de diferença contra o Corinthians.

Gaúcho - veja tabela aqui

De todos os jogos deste domingo, o clássico Gre-Nal é o que tem mais elementos para ser emocionante. Com uma vitória, mais do que garantir a primeira colocação geral, o Internacional pode eliminar o seu maior rival Grêmio, atual oitavo colocado. Neste cenário de derrota ou até mesmo empate no Beira-Rio, o time gremista precisaria torcer para o Juventude, que encara o Veranópolis em casa, não vencer na última rodada. Uma vitória na casa do rival classifica o Grêmio.

Seja qual for o resultado, um Internacional x Grêmio antecipado nas quartas de final – em jogo único - se torna possível. Os dois times entram em campo na primeira e oitava colocação, respectivamente, e se enfrentarão se as posições não se alterarem ao final da rodada. Com a tabela embolada, com seis pontos separando o líder do nono colocado, diversas combinações de resultado podem levar à realização de um novo clássico no Beira-Rio.

Independente da possibilidade de um novo clássico, o Grêmio tem a remota chance de chegar à quarta colocação e ter a vantagem de jogar em casa nas quartas de final. Para isso, precisar vencer o  Inter e torcer por derrota do Veranópolis, empate do Avenida e empate no duelo São Luiz x São José.

Para o Inter, a vantagem de jogar em casa já está garantida para as quartas de final. Porém, a soma de pontos se torna importante, já que o regulamento do Gáucho prevê a vantagem de jogar o segundo duelo da semifinal e o da decisão ao time com melhor desempenho em todo o campeonato, incluindo as fases eliminatórias.

Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio ainda busca vaga nas quartas do Gaúcho

Mineiro - veja tabela aqui

Se Cruzeiro e América-MG entrarão em campo no domingo apenas para cumprir tabela, o Atlético-MG tem um confronto com muito em jogo diante do Tombense. A vaga já está garantida, mas o Galo precisa de uma vitória para garantir a disputa do jogo único das quartas de final em casa. Na terceira colocação com 15 pontos, o Atlético-MG corre o risco de terminar até na sexta colocação em caso de tropeço.

O Cruzeiro (28) já está garantido na primeira colocação geral e terá a vantagem de decidir em casa até a decisão. Assim, o duelo com o Patrocinense tem o valor de amistoso para o Cruzeiro. Em um segundo lugar definitivo, o América-MG também garantiu este benefício até a semifinal. Para o Atlético-MG, a possibilidade de decidir em casa só existirá caso os confrontos não sejam contra os dois maiores rivais. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos