Amaya Valdemoro comemora com as colegas a vitória espanhola sobre a França. Em desvantagem no placar, a ala-armadora anotou sete pontos nos últimos 30 segundos para levar a partida para a prorrogação. Equipe fará semifinal contra os EUA.
Em uma reação impressionante no fim do tempo regulamentar, a Espanha venceu a seleção da França por 74 a 71, nesta sexta-feira, e garantiu a vaga para a semifnal do Mundial de basquete feminino da República Tcheca. Em desvantagem no placar no fim da partida, a ala-armadora Amaya Valdemoro anotou sete pontos nos últimos 30 segundos para levar a partida para a prorrogação, quando a seleção ibérica definiu a vitória.
Vitoriosas, as espanholas terão agora uma pedreira nas semifinais da competição. A equipe enfrenta a poderosa seleção dos Estados Unidos. No outro lado da chave, as “zebras” Belarus e República Tcheca se enfrentarão por uma vaga na final.
O primeiro tempo do jogo foi marcado pela baixa qualidade técnica das duas equipes. Espanha e França erraram muito e apresentavam aproveitamentos abaixo de 30% dos arremessos de quadra. As espanholas, que ao longo de toda a competição se apoiaram na atuação de Sancho Lyttle dentro do garrafão, viram a caribenha naturalizada espanhola ter dificuldades com a marcação francesa. A pivô acabou o jogo com apenas 11 pontos.
Ao final do primeiro tempo, o placar baixo (26 a 22) deixava claro que as duas seleções faziam atuações bem abaixo de sua capacidade. Para se ter uma ideia, no segundo período a equipe espanhola anotou apenas oito pontos.
Na volta dos vestiários, a França voltou melhor e soube aproveitar a péssima atuação espanhola. As pivôs e alas-pivôs francesas, além de eficientes na marcação de Sancho Lyttle, também foram fundamentais no ataque. Prova disso foi o fato que Nwal-Endene Miyem, Jennifer Digbeu, Emmeline Ndongue e Marielle Amant combinaram para anotar 48 pontos na partida.
Sem encontrar seu jogo e sem contar com uma boa atuação de sua principal jogadora, a Espanha foi superada no terceiro período e começou o último quarto perdendo por uma diferença de nove pontos (52 a 43).
Mesmo arremessando apenas 22% nos arremessos de quadra, a Espanha ainda buscou uma reação no final do tempo regulamentar. Com menos de 30 segundos para o fim, a armadora Amaya Valdemoro acertou um arremesso de três, dois lances livres e uma bandeja para empatar o placar e levar o jogo na prorrogação. Heroína da partida, a espanhola terminou o confronto com 28 pontos e oito rebotes.
Embalada pela reação improvável, a Espanha foi melhor na prorrogação, buscando cestas dentro do garrafão enquanto as francesas arriscavam do perímetro. Perdendo por três pontos com seis segundo para o fim, Jennifer Digbeu ainda errou o último arremesso do perímetro para definir a vitória espanhola por 74 a 71.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas