Topo

Brasil estreia com 77º lugar de Jaqueline Mourão em prova de esqui com tiro

Bruno Freitas

Do UOL, em Sochi (Rússia)

09/02/2014 13h37

A participação brasileira com recorde de atletas em Jogos de Inverno começou neste domingo, com a 77ª colocação de Jaqueline Mourão no biatlo sprint, de 7,5 km. A prova que combina esqui cross country com tiro esportivo foi vencida pela Anastasiya Kuzmina, da Eslováquia.

"Está ótimo para mim, não é posição. É a primeira vez que o Brasil tem um representante aqui. É fazer o seu melhor, saio daqui feliz de ter conseguido uma performance no tiro muito boa (9 de 10 disparos) e dado tudo o que podia no esqui. E ter tudo dado certo, não cair, nada que pudesse comprometer a minha competição. Estou muito feliz", afirmou a brasileira após a prova deste domingo. 

Assim, com a aparição deste domingo em Sochi, Jaqueline confirma o recorde de participações olímpicas entre atletas brasileiros. A mineira agora soma cinco edições, sendo duas em Jogos de verão (com o mountain bike) e três de inverno. Ela se iguala a duas outras mulheres com uma mão cheia de participações: a ex-levantadora de vôlei Fofão e a jogadora de futebol Formiga.

Jaqueline começou a se aventurar nos esportes de inverno em 2005, quando uma nevasca impediu que ela treinasse mountain bike no Canadá. Após disputar a Olimpíada de verão de Pequim, em 2008, a brasileira decidiu se dedicar exclusivamente ao esqui.

Antes da prova de Sochi, a atleta de 38 anos tinha no currículo de Olimpíadas de inverno dois 67º lugares em outra prova, os 10 km do cross country, em Turim-2006 e Vancouver-2010.

A próxima participação do Brasil em Sochi acontece na terça, quando Jaqueline Mourão e Leandro Ribela disputam o sprint livre do esqui cross country. A mineira ainda volta a atuar na sexta-feira, para a disputa da prova de 15 km do biatlo.

Ao todo, o Brasil conta com 13 atletas em Sochi. Além de Jaqueline e Leandro, o país é representado por Isabel Clark (snowboard), Josi Santos (esqui aerials), Maya Harrison e Jhonatan Longhi (esqui alpino). Nos esportes de gelo, a delegação tem Isadora Williams na patinação artística e equipes masculina (quatro homens) e feminina (dupla) no bobsled.

ENTENDENDO O BIATLO

A prova disputada por Jaqueline Mourão neste domingo é uma das modalidades mais complexas do programa olímpico de inverno, combinando o esqui cross country com tiro esportivo. Nela, as atletas percorrem longas distâncias sobre esquis e atiram em alvos de 11,5 centímetros de diâmetro (em pé) e 4,5 centímetros (deitadas).

Na prova de sprint 7,5 km, as atletas largam em intervalos de 30 segundos para três voltas de 2,5 km, com duas paradas para cinco tiros cada. Na primeira parada elas atiram deitadas. Na segunda, de pé.  Para cada tiro fora do alvo, a atleta deve esquiar imediatamente uma volta de penalidade de 150 metros. Aquela que terminar o percurso no menor tempo venc