UOL esporte

Estádio do Maracanã só receberá a seleção brasileira na Copa-14 se a equipe for à final

Estádio do Maracanã só receberá a seleção brasileira na Copa-14 se a equipe for à final

20/10/2011 - 14h23

Brasil só jogará no Maracanã na Copa-2014 se chegar à final do torneio

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Maracanã só receberá a seleção brasileira na Copa do Mundo-2014 se a equipe chegar à final da competição. A trajetória da equipe na primeira fase do torneio prevê passagens em São Paulo, Fortaleza e Brasília.

Trajetória do BRASIL na Copa-2014

Abertura São Paulo
Segundo jogo Fortaleza
Terceiro jogo Brasília
Oitavas de final

Belo Horizonte
(se passar em primeiro)

Fortaleza (se ficar em 2º)

Quartas de final

Fortaleza (1º)

Salvador (2º)

Semifinal

Belo Horizonte (1º)

São Paulo (2º)

Final Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira, com o anúncio oficial da Fifa das sedes da abertura e da final do Mundial-2014, um fato chamou a atenção. A seleção corre o risco de nem atuar no estádio considerado “um dos maiores templos do futebol mundial”, como definiu Ricardo Teixeira, presidente da CBF, durante o evento realizado em Zurique.

Teixeira nem pensa na possibilidade de a seleção ficar sem jogar no estádio, que também foi palco da decisão da Copa-1950. “Temos de convir que seria a coisa mais inacreditável tirar a final do Maracanã. Se Deus quiser vamos chegar à final, eu tenho certeza absoluta disso”, afirmou.

Pela programação, o Brasil atuará em três regiões diferentes do país na primeira fase, com passagens pelas cidades de São Paulo, Fortaleza e Brasília. A partir das oitavas, o deslocamento da equipe dependerá da posição na qual ficará em sua chave.

Se for a primeira colocada de seu grupo, a seleção brasileira vai para Belo Horizonte e jogará as oitavas de final no Mineirão. A equipe voltaria para Fortaleza nas quartas; a capital mineira também tem a chance de receber dois jogos da seleção em caso de classificação para as semifinais.

Caso o Brasil fique em segundo em sua chave, haverá algumas mudanças nestes deslocamentos. Duas cidades da região nordeste sediarão jogos da equipe: Fortaleza (oitavas) e Salvador (quartas). O futuro estádio do Corinthians será o palco das semifinais neste cenário.

Seis cidades não têm qualquer chance de receber a seleção: Recife, Porto Alegre, Natal, Manaus, Curitiba e Cuiabá. Rio de Janeiro e Brasília são as sedes que receberão o maior número de partidas: sete.

Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Salvador abrigarão seis partidas, contra cinco em Recife e Porto Alegre. Natal, Cuiabá, Curitiba e Manaus ocupam a “lanterna”, com quatro duelos do Mundial cada.

PELA 2ª VEZ NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO, O MARACANÃ RECEBERÁ A FINAL

Placar UOL no iPhone