UOL esporte

Estádio Beira-Rio em Porto Alegre não sediará os jogos mais importantes da Copa

Estádio Beira-Rio em Porto Alegre não sediará os jogos mais importantes da Copa

20/10/2011 - 15h10

Pantanal, Amazônia e região Sul são esquecidas no Mundial e na Copa das Confederações

DO UOL Esporte
Em São Paulo

Uma das regiões mais desenvolvidas do país, com clima ameno e com duas cidades-sede, o Sul foi esquecido pela Fifa na confecção da tabela da Copa do Mundo de 2014 e também da Copa das Confederações um ano antes. Porto Alegre receberá cinco partidas do Mundial, sendo a com mais destaque uma das oitavas de final, enquanto Curitiba terá quatro jogos apenas da fase de classificação.

As duas cidades contam com estádios privados (Beira-Rio, em Porto Alegre e Arena da Baixada, em Curitiba), além de possuírem bons índices econômicos e clima moderado. Isso, no entanto, não foi suficiente para seduzir os técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL). Os políticos gaúchos creditaram o pouco espaço no Mundial aos problemas do Internacional em reformar o seu estádio.

Outra surpresa ficou para o papel diminuto de Cuiabá e Manaus, apontadas como cidades de grande capacidade turística por conta do Pantanal e da Amazônia. As duas sedes receberão apenas quatro jogos cada do Mundial, todos na fase de classificação.

Curiosamente, durante o processo de escolha das cidades-sede do Mundial, em 2009, houve uma grande disputa regional entre Cuiabá e Campo Grande para ser a representante do Pantanal, enquanto Manaus superou Belém, que tem mais tradição no futebol, amparada justamente no potencial turístico da Amazônia.

Além do espaço padrão no Mundial, as cidades Porto Alegre, Curitiba, Manaus e Cuiabá também não foram incluídas na Copa das Confederações de 2013. O torneio terá 16 partidas e é visto como uma espécie de teste para a Copa de 2014.

Na tabela divulgada nesta quinta-feira São Paulo fará a abertura da Copa, enquanto o Rio de Janeiro receberá a final. Os paulistas ainda terão uma semifinal, enquanto Belo Horizonte terá o outro jogo semelhante e Brasília abrigará o confronto que definirá o terceiro colocado.

Placar UOL no iPhone