Secretário-geral da Fifa pressiona Congresso e pede aprovação da Lei Geral da Copa na terça

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters

    Jerôme Valcke e Ricardo Teixeira participam de sessão na Câmara dos Deputados

    Jerôme Valcke e Ricardo Teixeira participam de sessão na Câmara dos Deputados

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, voltou a pressionar o Congresso pela aprovação da Lei Geral da Copa. Em mensagem publicada no site da entidade máxima do futebol, Valcke declarou esperar que o projeto seja aprovado na comissão especial da Câmara dos Deputados na próxima terça-feira para que siga o mais rápido possível para o Senado e, depois, para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

“Depois todas as celebrações do Carnaval, o foco agora se volta para a Copa do Mundo”, afirmou Valcke, na mensagem. “Nesta terça-feira, esperamos que a Lei Geral da Copa seja finalmente votada na comissão especial da Copa de 2014 da Câmara dos Deputados.”

Segundo Valcke, a aprovação da Lei Geral da Copa é fundamental. Quando ela estiver sancionada, disse ele, Fifa e Brasil poderão passar a se concentrar nas melhorias de infraestrutura e dos estádios necessárias para a Copa do Mundo, daqui a dois anos.

O secretário-geral da Fifa também afirmou que o presidente da entidade, Joseph Blatter, espera a sanção da lei para visitar o Brasil. Nesta viagem, em um evento junto com a presidente Dilma, Blatter deve revelar o slogan oficial da Copa de 2014.

Essa visita, inicialmente, era esperada para o mês de março. Valcke, entretanto, não informou uma previsão sobre quando ela deve ocorrer em sua mensagem.

Parlamentares já consideram improvável a sanção da Lei Geral da Copa no mês que vem. Já que Blatter espera a sanção da lei para sua visita, a viagem pode ser adiada.

Em março, porém, Valcke volta ao Brasil, independentemente de Blatter. Em sua mensagem na internet, o secretário-geral da Fifa já avisou que, a partir do próximo dia 12, ele realizará a segunda etapa de visitas às cidades-sede do Mundial de 2014.

A viagem de Valcke começa por Recife, que também é candidata a receber jogos da Copa das Confederações, em 2013. Depois, ele passará por Brasília e Cuiabá.

Em Brasília, o secretário-geral da Fifa ainda deve participar de uma reunião do COL (Comitê Organizador Local  da Copa). Neste evento, Valcke deve se encontrar pela primeira vez com o novo membro do conselho administrativo do órgão, o ex-jogador e agora deputado estadual do Rio de Janeiro, Bebeto.

Valcke, inclusive, fez elogios a Bebeto na parte final de seu texto. “Ronaldo [que já é membro do COL] e Bebeto juntos vão contribuir com sua experiência pessoal na organização da Copa do Mundo e vão ajudar que alcancemos nossos objetivos.”

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos