Embalado por cinco vitórias seguidas, sendo três pelo Campeonato Inglês, e sem sofrer um gol sequer nesse período, o Manchester United esperava aproveitar o momento conturbado do Everton para aumentar a pressão sobre os líderes e ainda invictos Chelsea e Liverpool. Mas não repetiu suas últimas atuações e apenas empatou por 1 a 1, estádio Goodison Park, na abertura da 9ª rodada e viu freada sua ascensão na
Premier League.
Com esse tropeço, a equipe comandada por Alex Ferguson pode até perder a quinta colocação. Os
Red Devils chegam aos 15 pontos, cinco a menos do que os melhores colocados desse início de temporada 2008/2009. Chelsea e Liverpool fazem neste domingo, no Stamford Bridge, o principal clássico da rodada --o Hull City, que derrotou o West Bromwich Albion por 3 a 0, também soma 20 pontos.
Rooney, por exemplo, foi um reflexo de uma apresentação não tão inspirada do Manchester United. Diferentemente de seus últimos jogos, ele não marcou e também foi aquém do esperado. Buscava anotar seu 100º gol pela
Premier League, mas o máximo que conseguiu foi se irritar com as vaias dos torcedores de sua ex-equipe e ser substituído na etapa final.
"Nós tivemos algumas boas possibilidades para definir a partida. Mas conquistamos um ponto fora de casa e isso é importante", limitou-se a dizer o técnico Alex Ferguson.
Para o Everton, o resultado não é tão bom. A equipe de Liverpool segue próximo da zona de rebaixamento, uma vez que contabiliza apenas nove pontos. E pior: ainda não ganhou em seus domínios na atual edição do Campeonato Inglês. São dois empates e três derrotas.
A idéia do Manchester United era aproveitar essa fragilidade do time de Liverpool em seus domínios. Sua melhor qualidade era nítida. Tinha tranqüilidade para trocar passes e chegava com facilidade até a área do Everton. Mas não conseguia converter essa aparente superioridade não era transformada em gol.
Só atingiu seu objetivo aos 21min, quando Giggs deu belo toque para Fletcher, que driblou um defensor rival e tocou na saída de Howard. Em vantagem no placar, o Manchester United teve outras chances para deixar o placar mais elástico. Não alcançou por causa de um dia inspirado do goleiro Howard, que evitou, ao menos, outros dois gols.
Rooney, que buscava seu 100º gol no Campeonato Inglês, também teve uma chance real. Aos 38min, recebeu dentro da área, mas bateu errado. Apesar de jogar em casa e com a necessidade de vencer, o Everton não era tão agressivo. Van der Sar foi um mero espectador em todo o primeiro tempo.
Essa facilidade para o goleiro do Manchester United acabou na etapa final. O Everton, sem alternativa, foi para cima. E foi premiado com seu gol, aos 17min. Após cruzamento da direita, Fellaini subiu mais alto que a defesa do Manchester e cabeceou para o fundo do gol.
Esse tento inflamou os donos da casa, que estiveram bem próximos da virada. Dois minutos após fazer seu primeiro gol, Yakubu recebeu um "presente" de Rio Ferdinand, entrou livre na área e bateu em cima de Van der Sar, que defendeu e ainda viu a bola bater na trave.
O Manchester United tentou pressionar o elenco de Liverpool. Alex Ferguson colocou Tevez em campo. Mas só conseguiu assustar Howard, aos 42min, num chute do português Cristiano Ronaldo.
Hull City vence outraO Hull City voltou a surpreender no Campeonato Inglês. Desta vez, derrotou o West Bromwich Albion por 3 a 0, em pleno estádio The Hawthoms, e também chegou aos 20 pontos, mesma pontuação dos líderes Chelsea e Liverpool.
Todos os gols foram anotados na etapa final e num curto espaço de tempo. O primeiro ocorreu aos 2min, com Zayatte. Logo aos 16min, o brasileiro Geovanni ampliou. Quatro minutos depois, King fez o terceiro e, desta forma, assegurou a sexta vitória do time treinado por Phil Brown.
"É como se fosse um sonho chegar aos 20 pontos nesse início de temporada e, além disso, apresentar um bom futebol. Se apresentarmos isso nos próximos dez jogos, eu serei um homem feliz", destacou o treinador.
Outro brasileiro deixou sua marca nos jogos deste sábado pelo Inglês. Aos 28min do segundo tempo, o atacante Afonso Alves abriu o placar para o Middlesbrough diante do Blackburn Rovers, fora de casa. Aos 45min, porém, o sul-africano McCarthy igualou o duelo no estádio Ewood Park.
Ainda neste sábado, o Sunderland chegou aos 12 pontos, após a boa vitória sobre o ameaçado Newcastle por 2 a 1, em casa, com gols de Cisse e Richardson. Ameobi descontou para os rivais, que continuam na zona de rebaixamento, com apenas seis pontos.
Atualizado às 16h29 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)