Uma semana após acabar com uma invencibilidade de quase cinco do Chelsea em sua casa pelo Campeonato Inglês, o Liverpool provou de seu próprio veneno. Com gol sofrido nos acréscimos do segundo tempo, perdeu de virada para o então lanterna Tottenham por 2 a 1, em Londres, conheceu seu primeiro revés na temporada 2008/2009 e, de quebra, viu o Chelsea reassumir a ponta da tabela.
Após esse tropeço, o Liverpool permanece com 26 pontos, mas é superado pelo Chelsea, que tem a mesma pontução, após show e goleada sobre o Sunderland por 5 a 0, no Stamford Bridge. O time de Luiz Felipe Scolari leva vantagem no critério de saldo de gols, o primeiro de desempate na
Premier League.
O Tottenham, por outro lado, ganha uma sobrevida na atual temporada. Enfim, deixou a lanterna (oito pontos). Coincidentemente, o time melhorou desde a saída do técnico Juande Ramos. Primeiro, ganhou do Bolton (2 a 0) no dia que foi anunciada a contratação do treinador Harry Redknapp.
Depois, na quarta-feira passada, perdia para o Arsenal por 4 a 2 até aos 43 min do segundo tempo. Mostrou forças e conseguiu um heróico empate no clássico londrino por 4 a 4, em pleno Emirates Stadium. Hoje, a história não foi muito diferente.
Considerado favorito, o Liverpool já mostrou sua força no começo da partida. Logo aos 3min, abriu o marcador. O holandês Kuyt recebeu de Robbie Keane e bateu cruzado, sem defesa para o brasileiro Gomes. Após isso, passou a dominar a partida.
O Tottenham tinha dificuldades até para chegar ao ataque. Faltava qualidade ao seu meio-campo. Para se ter idéia, seu único lance perigoso em todo o primeiro tempo ocorreu aos 40min, quando Modric bateu forte da entrada da área e exigiu a primeira complicada defesa de Reina.
O panorama do segundo tempo era idêntico. O Liverpool criava as principais oportunidades. Aos 4min, Gerrard bateu de longe e, após desvio num defensor do Tottenham, a bola acertou a trave de Gomes. Aos 13min, outro chute perigoso do próprio Gerrard, que assustou o brasileiro.
A vitória e a manutenção da tranqüila liderança do Liverpool pareciam certas. Mas o Tottenham mostrou, mais uma vez, poder de recuperação. Aos 24min, após cobrança de escanteio, Carragher tentou afastar o perigo, mas acabou marcando contra. 1 a 1.
Tudo levava a crer que o duelo acabaria empatado. Mas os donos da casa voltaram a encontrar um resultado histórico. Nos acréscimos da etapa final, o russo Pavlyuchenko bateu cruzado e fez o gol do Tottenham que ponto final na invencibilidade do Liverpool na temporada.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)