UOL futebol

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/04/17/joao-havelange-piora-devido-a-problemas-respiratorios-e-cardiacos-informa-boletim-medico.htm
  • João Havelange piora devido a problemas respiratórios e cardíacos, informa boletim
  • 06/05/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
17/04/2012 - 12h13

João Havelange piora devido a problemas respiratórios e cardíacos, informa boletim

Do UOL, em São Paulo
  • João Havelange, internado há 30 dias por infecção no tornozelo

    João Havelange, internado há 30 dias por infecção no tornozelo

O cardiologista que cuida de João Havelange no hospial Samaritano, no Rio de Janeiro, informou nesta manhã que o quadro do paciente voltou a piorar, devido a complicações respiratórias e cardíacas. O médico João Mansur Filho afirma também que o ex-presidente da Fifa necessita, no momento, de drogas que ajudem sua capacidade pulmonar e arterial.

Apesar da piora do quadro clínico, os médicos mantém Havelange na unidade de terapia semi-intensiva, da ala coronariana.

Havelange, 95, usa marca-passo e está internado desde o dia 18 de março na unidade coronariana do hospital Samaritano. O motivo da internação é um surto infeccioso  grave que atingiu o tornozelo direito.

Há 30 dias que Havelange vem sendo submetido a tratamento com antibióticos injetáveis. Nesse período, os médicos realizaram três cirurgias de drenagem na região infectada mas os resultados, ao que parece, não surtiram o efeito esperado.

Eis a íntegra do boletim médico divulgado nesta terça-feira:

"João Havelange, 95 anos, permanece internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Segundo o médico João Mansur Filho, depois de visita hoje, 17.04.12, o estado clínico do Presidente de Honra da Fifa no momento é grave e inspira cuidados.

O paciente apresentou piora no quadro cardíaco e pulmonar. No momento, João Havelange necessita de medicamentos para controlar a pressão arterial e melhorar as funções do coração.

O tratamento com antibióticos, por via venosa, segue em curso. João Havelange está na Unidade Semi-intensiva Coronariana.

Não há previsão de alta. João Mansur Filho (cardiologista"

Em dezembro de 2011, Havelange renunciou ao cargo vitalício que ocupava no Comitê Olímpico Internacional, sob suspeita de ter  recebido propina enquanto ocupou a presidência da Fifa. A Justiça da Suíça ainda investiga o caso.

As propinas seriam recebidas por várias empresas, durante negociações para venda de direitos exclusivos de transmissão dos jogos e de eventos esportivos (como Olimpíadas e Copas do Mundo).

Outro provável suspeito no processo, é Ricardo Teixeira, que também renunciou a seu cargo executivo na Fifa e à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Uma das empresas listadas pela Justiça é a Sanud, dirigida pelo irmão de Teixeira no Brasil, mas com sede em paraíso fiscal.

 

Placar UOL no iPhone